G1 Santos

Raio que atingiu sete banhistas no litoral de SP acende alerta; veja outros flagrantes impressionantes

today21 de janeiro de 2024 4

Fundo
share close

Segundo o tenente, as tempestades de verão são perigosas e ocasionam fatalidades nas praias do litoral paulista todos os anos. “O tempo fechou, a praia acabou. Todo mundo deve encerrar as atividades e ir para casa”.

Souza afirmou que a tempestade chega de maneira rápida, mas não instantânea, permitindo que os banhistas a percebam previamente. “Dá para perceber que o tempo está fechando. As nuvens ficam mais escuras”.

Uma mulher de aproximadamente 60 anos morreu após ser atingida por um raio na praia da Vila Caiçara, em Praia Grande. Imagens obtidas pelo g1 mostram um guarda-vidas fazendo massagem cardiopulmonar nela, que ainda chegou a ser levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Samambaia, onde foi constatada a morte. Chovia muito no momento da descarga elétrica.



Banhistas são atingidos por raio em praia do litoral de SP

Banhistas são atingidos por raio em praia do litoral de SP

  • Rosângela Biavati, 13 de janeiro de 2014 – Guarujá

Fotógrafo captura a descarga elétrica caindo no mar — Foto: Rogério Soares / Jornal A Tribuna

A turista, de 36 anos, morreu após ser atingida por um raio na Praia da Enseada, em Guarujá. A moradora de Ribeirão Pires estava chamando o filho para ir embora justamente por conta do mau tempo quando recebeu a descarga elétrica.

  • Quatro vítimas fatais, 29 de dezembro de 2014 – Praia Grande

Trabalho de resgate das vítimas foi iniciado ainda na faixa de areia — Foto: Divulgação/Polícia Militar

  • Taline de Campos, 1° de janeiro de 2017 – Itanhaém

Descarga elétrica atingiu a cabeça de uma turista em Itanhaém, no litoral de SP — Foto: Reprodução/G1

Saiba como evitar acidentes com raios

Raios na Baixada Santista — Foto: Arquivo Pessoal/Rodolfo Bonafim

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), para evitar acidentes com raios, o ideal é não sair de casa ou permanecer na rua durante as tempestades, a não ser que seja necessário. Neste caso, procure se abrigar nos seguintes lugares:

  • Carros, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis, estacionados longe de árvores ou linhas de energia elétrica;
  • Moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;
  • Abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis, em grandes construções com estruturas metálicas, ou em barcos ou navios metálicos fechados.

Caso esteja dentro de casa, evite usar qualquer equipamento ligado à rede elétrica, como o celular. O ideal é ficar longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Se estiver na rua, não segure objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empine pipas ou aeromodelos com fio.

Além disso, tente não ir em locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, como: Topos de morros, cordilheiras ou prédios, áreas abertas e próximas de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas.

Se estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir que os pelos estão arrepiados ou que a pele começou a coçar, fique atento. Isso pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

moradores-do-bairro-aparecida,-em-santos,-estao-sem-energia-eletrica

G1 Santos

Moradores do bairro Aparecida, em Santos, estão sem energia elétrica

CPFL Piratininga foi acionada e trabalha para resolver o problema que persiste há mais de duas horas. Bairro Aparecida, em Santos (SP), enfrenta falta de energia elétrica — Foto: Divulgação Um problema do transformador de energia faz com que moradores do bairro Aparecida em Santos, no litoral de São Paulo, enfrenta problemas com a falta luz neste domingo (21). A falta de abastecimento começou por volta das 10h. O g1 […]

today21 de janeiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%