G1 Mundo

Raoni entrega carta ao Papa e pede ajuda para conscientizar população sobre enchentes no RS e queimadas em MT

today16 de maio de 2024 5

Fundo
share close

O cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó, entregou uma carta ao Papa Francisco, durante um encontro no Vaticano, em Roma, nesta quinta-feira (16), para falar sobre as mudanças e catástrofes climáticas que o Brasil está enfrentando.

Na carta, Raoni falou sobre as enchentes no Rio Grande do Sul – que já deixaram 151 mortos – e sobre a vulnerabilidade que os povos indígenas têm sofrido devido à perda da biodiversidade, em Mato Grosso. Ele pediu apoio da Igreja Católica.

No documento entregue ao Papa, Raoni disse que o país está testemunhando uma tentativa de reverter os direitos que foram garantidos aos indígenas pela Constituição Brasileira de 1988. Ele afirma que, no cenário internacional, é evidente a crise que o país sofre perante aos problemas ambientais.



“É por isso que – na oportunidade da Cúpula do Clima das Pontifícias Academias de Ciências e de Ciências Sociais – viemos para rogar que Vossa Santidade continue nos ajudando, ao fazer com que a palavra da Igreja Católica, o chamado da Encíclica Laudato Sí e da Pastoral da Amazônia, cheguem aos membros de nosso Congresso que aparentemente não receberam ou compreenderam devidamente, até hoje, tal solene e alertadora mensagem”, diz trecho da carta.

Ele afirma que, no cenário internacional, é evidente a crise que o país sofre perante aos problemas ambientais — Foto: Instituto Raoni

Ao g1, o sobrinho-neto de Raoni, Patxon Okreãjti, disse que é de extrema importância que o Papa, juntamente com a comunidade católica, demonstre interesse e preocupação com a causa, para que os impactos ambientais sejam minimizados, através de campanhas de conscientização.

“Além das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul, ainda há o problema de desmatamento, seca nos rios e as regiões que sofrem com os incêndios [em Mato Grosso]. Por isso, o cacique pede que as pessoas se mobilizem e olhem para esses fenômenos que estão ocorrendo de maneira desenfreada. Pedimos apoio do Papa para que mais pessoas tenham consciência sobre o assunto, já que, quando eu falo, ninguém me escuta no Brasil”, disse.

Mato Grosso registrou o maior número de focos de incêndio do Brasil em abril de 2024, com 788 focos entre os dias 1°e 30, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foi o o segundo mês seguido em que o estado ocupou essa posição, já que em março foram 1.624 focos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nos-eua,-adolescente-com-problemas-no-coracao-morre-apos-comer-chip-de-tortilla-extremamente-apimentado,-diz-autopsia

G1 Mundo

Nos EUA, adolescente com problemas no coração morre após comer chip de tortilla extremamente apimentado, diz autópsia

O adolescente era Harris Wolobah, da cidade de Worcester, do estado de Massachusetts. Ele morreu em 1º de setembro de 2023 depois de comer a tortilla. O adolescente tinha uma deficiência congênita no coração, que também era muito grande, de acordo com o relatório. A policia foi chamada e encontrou Harris desacordado. Ele foi levado a um hospital, onde morreu. Segundo a autópsia, a causa da morte foi parada cardiorrespiratória […]

today16 de maio de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%