G1 Santos

Redemoinho é filmado em praia do litoral de SP levantando areia e lixo; VÍDEO

today7 de dezembro de 2023 1

Fundo
share close

No vídeo, é possível ver o redemoinho de vento deixando a praia em direção ao calçadão, levantando e arrastando areia e lixo. Em seguida, ele aparece próximo a uma árvore de Natal, que decora o bairro.

Ao g1, a meteorologista Heloisa Pereira explicou que redemoinhos são formados quando são registrados contrates térmicos, comuns nesta época do ano.

“Quando superfície e oceano esquentam ao longo do dia, depois, no início da noite, a brisa ganha força por causa do resfriamento da superfície”. Segundo a profissional, apesar das imagens impressionarem, trata-se de um fenômeno considerado comum.



Redemoinho assustou banhistas na orla do bairro Boqueirão, em Praia Grande (SP) — Foto: Imagens cedidas Praia Grande Mil Grau

“Quando duas massas de ar com temperaturas diferentes se encontram, podem gerar ventos fortes. Dependendo das condições desse encontro (terreno, montanhas, prédios, etc). O vento pode iniciar um giro, levantando poeira, areia ou o que estiver no entorno e formar o redemoinho”, enfatizou.

A meteorologista explicou ainda que, na data do registro, na última segunda-feira (4), havia uma influência da formação de baixa pressão atmosférica, conhecida como ciclone, na costa do litoral de São Paulo. “Esses grandes gradientes de temperatura, pressão e vento podem ocorrer antecedendo a chegada de algum sistema meteorológico mais expressivo”, disse.

De acordo com ela, os redemoinhos podem apresentar riscos em determinadas situações, dependendo do ambiente, pois podem causar danos leves. Desta forma, é necessário se afastar deste tipo de fenômeno e buscar abrigo em um lugar seguro. “Se possível, sem muitos objetos que podem ser carregados pelo vento e acabarem atingindo alguma pessoa”, finalizou.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bandido-desce-da-garupa-armado,-corre-‘de-ladinho’-e-rouba-motociclista;-video

G1 Santos

Bandido desce da garupa armado, corre ‘de ladinho’ e rouba motociclista; VÍDEO

Dois homens foram presos em flagrante após roubarem uma moto em Peruíbe, no litoral de São Paulo. As imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (7) mostram a ação dos criminosos, que, de acordo com a Polícia Militar (PM), são suspeitos de diversos roubos na cidade (veja acima). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a vítima, de 20 anos, informou aos policiais que […]

today7 de dezembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%