G1 Santos

Refúgio para fãs, Mausoléu do Rei do Futebol já recebeu mais de 5 mil visitas no litoral de SP; veja detalhes

today23 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

O mausoléu de Pelé em Santos, no litoral de São Paulo, se tornou refúgio para fãs amenizarem a saudade do Rei do Futebol, que completaria 83 anos nesta segunda-feira (23). Conforme apurado pelo g1, desde a inauguração em maio deste ano, o espaço onde o atleta do século XX está sepultado já recebeu mais de 5 mil visitantes.

O g1 fez um balanço das visitas ao mausoléu de 200 m² desde a inauguração. Em maio, o espaço recebeu 1.603 visitantes. Em junho, o número de visitas seguiu na faixa de mil: 1.085. No mês seguinte, o local recebeu 984 pessoas, seguido de 687 e 705 em agosto e setembro, respectivamente.

Além do corpo do Rei do Futebol, o mausoléu conta com duas estátuas do craque em tamanho real feitas de latão e piso coberto por grama sintética.



Túmulo de Pelé tem imagens de momentos marcantes da carreira do Atleta do Século — Foto: Thiago D’Almeida/g1 Santos

O túmulo de Pelé é revestido por placas de alumínio dourado e possui quatro painéis: dois retratam gols de Pelé e os outros dois a comemoração com o tradicional soco no ar. Nos quatros cantos do túmulo, há cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet, uma camisa com o número 10 e uma coroa (veja detalhes no vídeo no início da matéria).

O mausoléu foi projetado por Pepe Alstut, proprietário do Memorial, que morreu em 2018. Pelé tinha um espaço reservado no nono andar do cemitério vertical desde 2003, com uma vista para a Vila Belmiro. Porém, a família e o cemitério fizeram um acordo para que o craque fosse sepultado no mausoléu por uma questão de logística para o acesso do público.

Mausoléu de Pelé está localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos (SP) — Foto: Nina Barbosa/TV Tribuna

Para conhecer o mausoléu é necessário se cadastrar no site do memorial. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h. O mausoléu fica no primeiro andar do memorial, na Avenida Dr. Nilo Peçanha, n° 50, no bairro Marapé.

Confira os itens que estão no espaço do Rei do Futebol:

  • Estátuas folheadas a ouro
  • Simulação da torcida do Santos Futebol Clube nas paredes
  • Piso com grama sintética
  • Teto azulado acima do jazigo
  • Jazigo dourado e com imagens de momentos marcantes da carreira de Pelé
  • Retratos de momentos marcantes na carreira do Rei
  • Cantoneiras do Jazigo em formatos da Taça Jules Rimet
  • Camisa com o número 10
  • Coroa de Rei
  • Mercedes Benz S-280, dada a Pelé por montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.

Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, após permanecer um mês internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de cólon. Segundo o hospital, a morte ocorreu em função de falência múltipla dos órgãos. O corpo foi levado na madrugada do dia 2 de janeiro para a Vila Belmiro, onde foi velado por 24h, até às 10h do dia 3.

Velório do Pelé aconteceu na Vila Belmiro — Foto: TOMZÉ FONSECA/ESTADÃO CONTEÚDO

Entre as autoridades presentes à despedida do Rei estiveram os presidentes da Fifa, Conmebol e CBF, Gianni Infantino, Alejandro Dominguez e Ednaldo Rodrigues, respectivamente, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Depois do velório, o corpo passou pelas ruas da cidade, em cortejo em carro aberto conduzido pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O caixão, inclusive, passou em frente à casa da mãe de Pelé, Dona Celeste, que completou 100 anos no dia de abertura da Copa do Mundo.

O corpo chegou na Memorial às 14h. De acordo com o cemitério, o sepultamento durou 25 minutos contou com algo em torno de 120 pessoas presentes, entre familiares e convidados.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carro-capota-apos-subir-em-calcada-e-bater-em-arvore-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Carro capota após subir em calçada e bater em árvore no litoral de SP; VÍDEO

Um carro capotou após subir em uma calçada e bater contra uma árvore em São Vicente, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, nesta segunda-feira (23), o motorista teria saído ileso e negado passar por atendimento médico (assista acima). O acidente aconteceu na Praça Rui Barbosa, no bairro Parque São Vicente, por volta das 6h do último domingo (22). Segundo a prefeitura, o Serviço de Atendimento Móvel de […]

today23 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%