G1 Santos

Registro, SP, decreta situação de emergência por epidemia de dengue após morte pela doença

today22 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

A Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo, decretou estado de emergência pela epidemia de dengue no município nesta quinta-feira (22). Segundo a administração municipal, serão adotadas novas medidas de combate à doença e proliferação do mosquito Aedes aegypti por seis meses.

De acordo com a Prefeitura de Registro, a medida leva em consideração o aumento de casos da doença e as condições favoráveis para reprodução do mosquito devido à sazonalidade atual da região, caracterizada pela elevação das temperaturas e dos índices pluviométricos.

Com o estado de emergência, fica autorizado o ingresso forçado dos agentes de saúde em imóveis públicos ou particulares (vagos, desabitados ou abandonados), independentemente de prévia autorização dos proprietários.



Prefeitura de Registro decreta situação de emergência para combater a dengue — Foto: Divulgação/Prefeitura de Registro

Além disso, é permitida a entrada dos agentes em imóveis habitados, nos casos em que a medida for recusada. O documento ainda prevê a adoção de medidas administrativas no combate à doença.

Durante o período, será dispensada a necessidade de licitações para aquisição de bens e serviços destinados ao combate da emergência. Fora isso, haverá a contratação de profissionais, por prazo determinado, e a ampliação da carga horária dos agentes de saúde.

O decreto, com vigência de 180 dias, entrou em vigor nesta quinta-feira (22), a partir da publicação no Diário Oficial. A medida ainda poderá ser prorrogada, caso persista a situação de emergência na região.

Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental. — Foto: Lucas Garriga/INaturalist

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde do município, desde o início de fevereiro foram notificados 785 casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes, caracterizando um estado de epidemia estabelecida, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Registro destacou que segue intensificando as ações de combate à dengue em áreas com mais notificações de casos com ação de Bloqueio Controle de Criadouros (BCC), com o objetivo de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Além das ações específicas, há um trabalho de rotina em todo o município, incluindo a identificação de pontos estratégicos, como borracharias e reciclagens, propícios para se tornarem criadouros, e imóveis especiais, com grande fluxo de pessoas, como hospitais, faculdades e delegacias.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-em-galpoes-com-produtos-da-receita-federal-e-extinto-apos-mais-de-60h;-pf-instaura-inquerito-para-apurar-as-causas

G1 Santos

Incêndio em galpões com produtos da Receita Federal é extinto após mais de 60h; PF instaura inquérito para apurar as causas

O fogo atingiu galpões da Dínamo Inter-Agrícola, localizados entre as ruas João Pessoa e General Câmara. Segundo a empresa, o incêndio começou por volta das 23h40 de domingo (18). Ninguém ficou ferido, mas as chamas destruíram produtos da Receita Federal, além de muito papel e arquivos. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que as viaturas regressaram às bases por volta das 18h30 desta quarta-feira (21) após finalizarem o combate […]

today22 de fevereiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%