G1 Santos

Rei de Cubatão: homem constrói castelo, usa coroa e vive em meio a armas medievais e esculturas de leões; VÍDEO

today22 de julho de 2023 4

Fundo
share close

“Há 30 anos, eu tive um sonho com Santa Teresa D’Ávila (a ‘Doutora da Igreja’) e esse castelo é dedicado a ela”, disse ele, que enfrentava dificuldades nos negócios.

O rei empresário, que trabalha no ramo de soluções ambientais, abriu as portas da casa, ou melhor, do castelo à reportagem. O espaço deixa os visitantes impactados com ambientes semelhantes aos de museus europeus, nos quais diz ter se inspirado.

Rei Ivanio veste a coroa e abre as portas do castelo que construiu em Cubatão, SP — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal



Ivanio e a família real dele moram na casa construída em um terreno de 1,1 mil m². A entrada do castelo, que começou a ser erguido há 15 anos, é feita pelo quintal, de onde é possível ver as três torres diante de uma piscina.

No interior do castelo, cortinas vermelhas, lustres, colunas, poltronas, espadas, escudos e até esculturas de leões. E não para por aí, são dezenas de réplicas de pinturas famosas, todas em tamanho real, e um quadro com o rosto dele trajado como rei e a inscrição: ‘Sua majestade Ivanio I’.

O empresário contou que a casa, no bairro Jardim Casqueiro, começou a ganhar aspecto de castelo em 2009, mas continua em obras. A expectativa dele é abrir o espaço para visitação, mas sem cobrar taxas.

Castelo construído pelo empresário Ivanio fica em Cubatão, SP — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

O empresário citou que será especial receber visitas de escolas e proporcionar às crianças um contato com o mundo das artes. No local, elas vão poder ver réplicas de telas famosas que estão espalhadas por diversos países do mundo.

Muitos não vão conhecer a Monalisa, (que está) no Museu do Louvre (na França)”, disse ele, que afirma receber a visita de muitos curiosos em frente ao imóvel, principalmente aos finais de semana. “Tem avô que traz as netas vestidas de princesas. Eu acho lindo”, relatou.

O empresário Ivanio com uma espada à frente do trono e ao lado de uma escultura de leão em um dos espaços do castelo, em Cubatão, SP — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

“Eu fico mais alegre quando eu vejo as crianças e o pessoal com uma certa idade vendo [a casa]. Muitos vão nascer, crescer, morrer e não vão ter oportunidade de ir em museu. Aqui, vão ver os quadros mais famosos do mundo em tamanho original”.

O local é constantemente procurado para aluguel de eventos, mas o empresário garante que as únicas festas são da própria “família real”. Ele mora no castelo com a esposa Maria Claudete Ribeiro da Silva, de 58 anos, e os filhos Gustavo e Gabriel Batista Ribeiro da Silva, de 23 e 17, respectivamente.

O rei e a família real unem as espadas para recepcionar os visitantes em Cubatão, SP — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Ivanio contou, porém, ter permitido usarem o imóvel para a gravação de um filme, que foi gravado em Cubatão, mas ainda não foi lançado.

Todos os detalhes do castelo foram pensados pelo empresário, que diz escutar música clássica enquanto desenha o que pretende acrescentar ao castelo. Um dos objetivos é instalar uma estátua de dragão no topo. “O problema é chegar lá em cima”, relatou.

Ivanio possui réplicas de diversas pinturas no castelo em Cubatão (SP). — Foto: Ágata Luz/g1

A fachada do castelo fica no quintal, de frente para uma piscina, e foi projetada com o auxílio de um arquiteto e um engenheiro.

Para acessar os cômodos reais há uma escada inspirada em Harry Potter, com pinturas tortas penduradas nas paredes. As peças do castelo também têm referências de filmes, séries e livros, como Game of Thrones e Vikings.

Ivanio não tem previsão para terminar o castelo em Cubatão (SP). — Foto: Ágata Luz/g1

No primeiro andar ficam as obras de arte e os tronos da realeza, com poltronas para ele, a esposa e os dois filhos. Ao lado delas dois leões em escultura de fibra. “Tudo tem um porquê. São sete janelas porque tenho sete irmãos, então cada uma vai ter o nome deles e o brasão da família”, explicou.

Já no segundo andar há uma varanda, onde ficam as três torres. No local, ainda não há nada específico, mas o empresário já tem pretensão para cada torre: uma abrigará uma biblioteca, outra um santuário para Santa Teresa D’Ávila e a terceira terá um banheiro.

Quem pensa que o castelo fica somente na estrutura fora da casa se engana, pois a sala de estar da família também é inspirada na realeza e conta com uma grande mesa de vidro, um relógio de época, um piano e cadeiras vermelhas com dourado.

Ivanio constrói castelo em Cubatão (SP) há quase 15 anos — Foto: Ágata Luz/g1

Quando o pai de Gustavo começou, literalmente a erguer um castelo, ele tinha 10 anos. À época, lembra que sempre era questionado pelos colegas da escola sobre o formato da casa em que morava.

O jovem afirmou já ter estranhado a própria casa, mas diz ter se acostumado com as aquisições do pai. Ele ressaltou, inclusive, ficar feliz com a alegria de Ivanio.

“Toda semana meu pai chega com alguma coisa nova. Chegou um ponto que eu falei: Ah! É só mais uma maluquice dele”, relatou.

Maria Claudete, por sua vez, não sabia deste sonho quando conheceu o marido. No entanto, com o tempo percebeu a paixão do marido por histórias de reinados.

“Curte muito essas coisas de rei, assiste muitos filmes, pensei: Será que é de outra encarnação?”.

Ao ver o sucesso do pai na cidade, Gustavo resolveu gravar um vídeo do rei no castelo e publicar nas redes sociais. O conteúdo viralizou e tem mais de 500 mil visualizações no Instagram e TikTok.

“Reparei que toda vez que postava sobre castelo e sobre ele [Ivanio] engajava demais. Comecei a falar que ele tem bastante fã”. Junto com a fama, porém, vieram as críticas na internet. No entanto, Ivanio diz que não se importa, pelo contrário, se diverte com os comentários.

“Não vai alterar nada. Eu já tenho uma meta e estou conseguindo alcançar. A minha felicidade é receber as crianças, as pessoas que ficam encantadas. Tem gente que se emociona, que chora, eu fico numa felicidade. Sou completo realizado. Só falta lançar um livro, o restante eu já fiz tudo”, finalizou.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-mulher-que-luta-para-resgatar-do-lixao-corpo-de-mae-vitima-de-serial-killer

G1 Mundo

A mulher que luta para resgatar do lixão corpo de mãe vítima de serial killer

Não apenas isso: o corpo foi jogado em um aterro sanitário em sua cidade, Winnipeg, no Canadá, embaixo de toneladas de lixo. Morgan Harris, a mãe de Cambria Harris, não foi a única vítima do assassino. Sabe-se também que ele matou outras três mulheres indígenas: Marcedes Myron, Rebecca Contois e a "Mulher de Búfalo" (nome dado a ela pela comunidade porque sua identidade era desconhecida). A polícia de Winnipeg disse […]

today22 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%