G1 Mundo

Reino Unido diz que mobilização militar da Venezuela na região de fronteira com a Guiana é injustificada

today29 de dezembro de 2023 10

Fundo
share close

O Reino Unido pede à Venezuela o fim dos exercícios militares na região da fronteira com a Guiana.

Na quinta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que determinou que cerca de 5.600 soldados venezuelanos vão fazer exercícios militares em frente aos limites de água em disputa com a Guiana (leia mais sobre a disputa abaixo).

Um porta-voz do governo britânico afirmou que o navio, o HMS Trent, vai para Guiana como parte de uma série de compromissos de rotina. O governo do Reino Unido disse que o navio já estava no Caribe para uma missão.



O porta-voz também afirmou que o governo do Reino Unido está em contato com “sócios” na região para evitar uma escalada e que estão monitorando a situação.

Para os britânicos, não há controvérsia em relação aos limites dos territórios dos países, pois a questão está resolvida desde 1899, quando houve uma arbitragem internacional sobre o tema.

Cerca de 125 mil pessoas, um quinto da população da Guiana, vivem em Essequibo, que cobre dois terços da superfície do país.

Nicolás Maduro divulgou um mapa que incorpora parte do território da Guiana — Foto: JN

A Venezuela afirma que o Essequibo, uma região de 160 mil km² rica em recursos naturais, faz parte de seu território. Em 1899 houve uma decisão por arbitragem sobre o território e, na ocasião, ficou decidido que Essequibo era da Guiana, na época uma colônia britânica.

Nos anos 1960, ainda antes da Guiana se tornar independente, a Venezuela e o Reino Unido chegaram a assinar um acordo pelo qual a decisão de 1899 poderia ser revista. Agora, a Guiana pede para que a Corte Internacional de Justiça ratifique o documento de 1899.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

milei-quer-cobrar-taxa-de-estrangeiros-que-estudam-de-graca-na-argentina;-gustavo-petro-diz-que-vai-repatriar-20-mil-universitarios-colombianos

G1 Mundo

Milei quer cobrar taxa de estrangeiros que estudam de graça na Argentina; Gustavo Petro diz que vai repatriar 20 mil universitários colombianos

A cobrança será para os alunos estrangeiros que têm residência temporária na Argentina –ou seja, depois de formados, devem voltar aos seus países de origem. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou na rede social X (Twitter) que o governo vai repatriar 20 mil estudantes colombianos que estudavam gratuitamente na Argentina. “(Eles foram literalmente expulsos desse país (da Argentina), para eles não houve a chamada ‘liberdade’. Vamos trabalhar para que […]

today29 de dezembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%