G1 Santos

Ressaca destrói posto de guarda-vidas no litoral de SP; VÍDEO

today3 de abril de 2023 6

Fundo
share close

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), o Posto 11 da Praia de Guaratuba era de madeira e não resistiu à força da maré na tarde de domingo (2).

A madeira que não foi destruído começou a ser removida nesta segunda. Ele será usada para a reconstrução de uma nova estrutura, ação que contará com o apoio e trabalho da Associação de Moradores do Guaratuba.

Diante do iminente risco de queda, a área foi isolada para evitar a aproximação de banhistas e evitar acidentes. A corporação explicou que o posto havia passado por reparo recentemente, após ter sido danificado na última ressaca.



Segundo o GBMar, o novo posto será instalado em local que a maré não alcance para evitar que o problema se repita.

Posto de guarda-vidas tomba e fica destruído por conta da forte ressaca em Bertioga — Foto: GBMar/Divulgação

Mar ‘engole’ faixa de areia e assusta banhistas

Maré alta assusta banhistas que estavam na faixa de areia de praia em Guarujá, SP

Maré alta assusta banhistas que estavam na faixa de areia de praia em Guarujá, SP

A alta da maré assustou os banhistas que estavam na praia da Enseada em Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã deste domingo (2). Imagens obtidas pelo g1 mostram diversas cadeiras sendo arrastadas e as pessoas saindo às pressas da faixa arenosa (veja o vídeo acima).

Em nota, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) confirmou a ocorrência no município e disse que o registro ocorreu na praia da Enseada próximo ao horário da máxima da maré, que teve pico às 13h08, conforme dados da tábua de Marés.

Segundo o GBMar, a situação está controlada no momento, mas muitas ocorrências com surfistas foram registradas em área costeira – nenhuma delas grave.

Maré alta assustou banhistas que estavam na Praia da Enseada, em Guarujá, neste domingo (2) — Foto: Guarujá Mil Grau/Reprodução

O Grupamento ressaltou que o efetivo de guarda-vidas, condutores de moto aquática e bote de salvamento estão fazendo um excelente trabalho, apesar das condições climáticas e de mares estarem desfavoráveis.

A Prefeitura de Guarujá informou que nenhuma rua foi interditada por conta da ressaca.

Mar agitado e maré elevada foram registrados na Ponta da Praia, em Santos, neste domingo (2) — Foto: Reprodução

Em Santos, o mar ficou agitado e teve ressaca. A prefeitura, por meio da Defesa Civil , disse que sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas acima de 2,5 m durante a madrugada deste domingo (2), com pico de 3,7 m na altura das Ilha das Palmas às 9h.

Ainda de acordo com dados dos sensores, o nível do mar atingiu 1,9 m na Baía de Santos e 2,1 m no canal do Estuário às 2h. A previsão de ondas intensas e maré elevada se mantém até segunda-feira (3), com ondas acima de 3 m.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que realizou bloqueio no trecho da avenida da praia (Vicente de Carvalho/Bartolomeu de Gusmão), entre a rua Oswaldo Cruz e avenida Almirante Cochrane, no sentido José Menino/Ponta da Praia, devido ao avanço das ondas, e em frente à avenida Siqueira Campos. O trecho foi liberado por volta das 15h.

Também teve bloqueio na avenida da Praia, sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a avenida Coronel Joaquim Montenegro e rua Afonso Celso de Paula Lima. O trecho foi liberado por volta das 16h40.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado de alerta se mantém por conta da previsão de altura significativa da onda acima de 3 m e de nível do mar acima de 2 m na região da Baía de Santos.

Praias em Santos e Guarujá foram tomadas pelo mar neste domingo (2).

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

acao-de-limpeza-retira-77-kg-de-lixo-de-praia-em-santos,-sp

G1 Santos

Ação de limpeza retira 77 kg de lixo de praia em Santos, SP

Um mutirão de limpeza retirou 77,3 kg de lixo da orla da Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo. Ao todo, 160 voluntários percorreram a faixa de areia durante 4h em um trecho próximo ao Aquário Municipal. A ação realizada no sábado (1) fez parte da 3ª edição do Santos Lixo Zero, que marca o Dia Internacional do Lixo Zero, celebrado no último dia 30 de março, […]

today3 de abril de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%