Prefeitura de Guarujá

Restaurante Popular do Santo Antônio forneceu 125 mil refeições no primeiro semestre

today6 de julho de 2022 17

Fundo
share close

Destas refeições, 15 mil são gratuitas destinadas aos encaminhamentos da rede socioassistencial; alguns especialistas em ciências sociais avaliam que esse tipo de equipamento público é uma forma eficiente de redistribuição de renda

Com a alta nos preços dos alimentos, os restaurantes populares são equipamentos públicos importantes para driblar a crise econômica e garantir segurança alimentar e inclusão social. É o exemplo do Restaurante Popular do Santo Antônio (Alameda das Violetas, 330 – Santo Antônio), em Guarujá, que já forneceu no primeiro semestre deste ano 125 mil refeições.

Parte dessas refeições, um total de 15 mil, são gratuidades destinadas às crianças de até 5 anos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e pela Superintendência de Segurança Alimentar (Segan), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

A humanização está presente no cotidiano do restaurante. Tanto que até os cachorrinhos que acompanham as pessoas em situação de rua recebem um atendimento especial. Foi colocado na entrada da unidade, um bebedouro e comedouro para os animais. Ao longo dos últimos três anos de reabertura, as gratuidades somaram 56.952 mil refeições.

O restaurante é administrado pela Associação Casa Raoni e fornece diariamente, 1.000 almoços, ao custo de R$ 1,00. O atendimento é de segunda a sexta-feira, com início às 10h30. Em datas comemorativas, a unidade proporciona uma programação especial para os atendidos, bem como para a comunidade local.



“Com aumento do preço do gás e dos alimentos, o restaurante garante a população mais vulnerável segurança alimentar. Por exemplo, uma pessoa gasta no mês em média R$ 22,00 pra almoçar todos os dias, mesmo valor de 5 kg de arroz. Já uma família de quatro pessoas, por mês vai gastar por volta de 88,00 reais com almoços diários”, afirmou a gerente do restaurante.

Atendidos

José Pereira, 86 anos, mora sozinho e frequenta a unidade desde a reabertura. “Como não tenho quem faça comida eu venho todos os dias aqui. Tudo é muito gostoso”, afirmou.

Para o casal Carla Petrucia, 42 anos e Renato Aparecido, 45 anos, assistidos pelo Creas Pop, a alimentação é essencial e um direito garantido por lei. Alguns especialistas em ciências sociais avaliam que esse tipo de equipamento público é uma forma eficiente de redistribuição de renda.

Alimentação balanceada

Os cardápios são elaborados por uma nutricionista, a fim de oferecer uma alimentação saudável e balanceada.  “O prato é pensado para suprir as necessidades nutricionais dos nossos assistidos. Usamos temperos naturais, e sempre servimos legumes e frutas”, explicou a nutricionista.

O equilíbrio entre os nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais, vitaminas, fibras e água) em uma mesma refeição, possibilita o máximo aproveitamento pelo organismo, reduzindo os riscos à saúde.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ultrassom-faz-mae-de-gemeos-desistir-de-aborto-apos-ver-bebes

Gospel Prime

Ultrassom faz mãe de gêmeos desistir de aborto após ver bebês

Uma adolescente dos Estados Unidos chamada Brooke Alexander, que descobriu que estava grávida de gêmeos dois dias antes de uma lei antiaborto entrar em vigor, contou ter desistido de assassinar os bebês após vê-los em um ultrassom. A lei do Texas passou a valor a partir de 1º de setembro de 2021, impedindo a prática do aborto se o batimento cardíaco fetal for detectado. De acordo com o The Christian […]

today6 de julho de 2022 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%