G1 Santos

Riviera de São Lourenço, em Bertioga, dá exemplo na gestão de resíduos

today3 de novembro de 2022 39

Fundo
share close

A coleta seletiva de lixo da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, está prestes a bater a marca de 7,7 mil toneladas. A última pesagem dos materiais recicláveis coletados, triados e comercializados registrou o volume acumulado de 7.696 toneladas, englobando, principalmente, papel, vidro, metal e plástico. Somente em 2022, até agosto, foram coletados, triados e vendidos 308 mil kilos de materiais.

Realizada desde 1993, a coleta seletiva integra o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera, criado pela Sobloco Construtora S/A – empresa responsável pela realização global do empreendimento –, e é operacionalizado pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço. O Programa já foi apontado como um dos mais bem sucedidos programa do país. (“Coleta Seletiva de Lixo – Experiências Brasileiras” – Emili Eigenheer/Centro de Informação sobre Resíduos sólidos da Universidade Federal Fluminense).

Coleta seletiva no local é realizada desde o ano de 1993 — Foto: Divulgação/Sobloco



Segundo a diretora adjunta de marketing da Sobloco, Beatriz Almeida, a renda obtida com a comercialização dos recicláveis é revertida para as obras sociais da Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos com sede na Riviera que promove atividades relacionadas à cultura e educação com a população de baixa renda da cidade. Para ela, a expressiva marca de 7,7 milhões de kg traduz quantitativamente o sucesso da iniciativa, inédita no Brasil. Seus resultados, conforme Beatriz, ultrapassaram os objetivos iniciais, tornando o programa o maior trabalho deste gênero desenvolvido pela iniciativa privada no país.

“Normalmente, os projetos de coleta seletiva são gerenciados pelo poder público e vão perdendo sua força com o tempo, devido às mudanças de governo, ao alto custo e à falta de comprometimento das pessoas envolvidas”, compara Beatriz, observando que, na Riviera, ao contrário, o programa se mantém há 30 anos dentro do mesmo conceito original e vem modernizando suas técnicas e aperfeiçoando suas experiências. “Por isso, conseguimos conquistar e sensibilizar um número cada vez maior de participantes e ainda expandimos os mecanismos de coleta para outros tipos de resíduos considerados perigosos”, revela, citando como exemplos pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, tintas e óleos.

“Com isso, evita-se a contaminação do solo por produtos químicos altamente prejudiciais ao meio ambiente, além de reduzir o volume de detritos recolhidos pela Prefeitura de Bertioga, minimizando os problemas causados pelo lixo na cidade”, salienta a diretora, lembrando que o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera faz parte do Sistema de Gestão Ambiental do empreendimento, certificado pela norma ISO 14001.

Coleta sendo realizada no local — Foto: Divulgação/Sobloco)

Para mais detalhes sobre a gestão de resíduos na Riviera veja o vídeo:




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-manifestacoes-sao-um-desabafo-da-populacao

Pleno News

As manifestações são um desabafo da população

Marco Feliciano - 03/11/2022 12h15 Manifestantes no Palácio Duque de Caixas, no Rio de Janeiro Foto: Pleno.News Nosso presidente Jair Bolsonaro se dirigiu à Nação na tarde desta quarta-feira (2) e como estadista que é, conclamou a todos os brasileiros que estariam ainda bloqueando estradas, que permitissem a passagem de veículos, garantindo assim o direito de ir e vir. Ele ainda comentou sobre as manifestações de milhões de pessoas às […]

today3 de novembro de 2022 35

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%