G1 Santos

Rotina de hidratação semanal é solução para cabelos danificados, diz cabeleireiro

today7 de outubro de 2022 16

Fundo
share close

A cliente sai do salão após fazer uma progressiva em meio a um tempo úmido, com sol e vento. Chegando em casa, lava o cabelo com shampoos comuns e, com tanta correria, esquece de fazer a manutenção correta dos fios. Ao longo do tempo, vê um cabelo, que um dia foi lindo, ganhar um aspecto desidratado e sem vida.

Essa falta de cuidado com os cabelos, especialmente após procedimentos mais intrusivos, é o grande vilão dos fios – não somente para a aparência, mas também para a saúde deles, conforme aponta o cabeleireiro Claudio Piovesana, que atua há 30 anos como cabeleireiro em Santos e é proprietário do Salão Claudio Piovesana.

“Seja progressiva, coloração, botox ou até mesmo cabelos naturais: todos precisam de cuidado. Alguns com mais reforço, outros menos, dependendo do estado deles. O profissional tem que respeitar e preservar a saúde do fio em primeiro lugar, respeitar o tempo e compatibilidade química para não ter problemas de quebra nos fios”, indica o cabeleireiro.

Claudio Piovesana também dá algumas dicas sobre cuidados essenciais para todos os tipos de cabelo:

“É importante hidratar e nutrir os fios uma vez por semana para que a fibra capilar recupere toda a água e oleosidade natural que acaba perdendo. Quando for lavar, sempre na água morna ou fria – a água muito quente faz mal para o couro cabeludo e a fibra do cabelo, que fica mais ressecada. E, por último, usar um leave in com proteção térmica na finalização”, explica.



Este tipo de tratamento é um mais simples, que pode ser feito em casa. No entanto, o cabeleireiro aponta que é importante ir ao salão para reconstruções mais completas. O profissional irá indicar, também, nutrições e hidratações de acordo com as necessidades do cabelo.

De qualquer forma, Piovesana alerta que todo excesso de química faz mal e reforça que é importante fazer tratamentos antes e após qualquer química, semanalmente, pois são os cuidados que vão manter os cabelos saudáveis.

“O cabelo bonito e saudável é muito importante para a autoestima e saúde emocional também. Por isso, quando há problemas por excesso de química, isso pode causar também doenças físicas e emocionais”, afirma Piovesana.

Frizz e porosidade – como prevenir e acabar com eles

Não é difícil encontrar uma mulher que reclame de cabelos frisados e que apresentem um aspecto de ressecamento. Segundo o cabeleireiro Claudio Piovesana, há vários aspectos que contribuem para o aparecimento do frizz.

Entre eles, estão a ação do sol, vento e umidade, que aumentam o frizz, e o excesso de químicas, que provocam o ressecamento dos fios.

“Para reduzir esses problemas, não há segredo”, diz o especialista. “A melhor forma de diminuir o frizz é, também, hidratar e nutrir os fios semanalmente”, completa.

De acordo com Piovesana, no pós-lavagem, é preciso evitar atrito com toalhas para secar o cabelo, e optar por toalhas de microfibra ou camisas 100% algodão, por exemplo. “Outra dica é usar touca ou fronha de cetim para dormir, pois quando dormimos, o cabelo entra em atrito na fronha – o que pode provocar mais frizz”, enumera o cabeleireiro.

Especialista indica criar um cronograma capilar de acordo com cada cabelo — Foto: Divulgação

O calor de aparelhos térmicos (como chapinhas e secadores) e químicas também podem acabar com o cabelo, ajudando a dar um aspecto poroso. Para evitar esse aspecto, o ideal, segundo Piovesana, é montar um cronograma capilar de acordo com a necessidade do cabelo, retornando a ele seu aspecto saudável. “E se possível, também, diminuir a quantidade de químicas no cabelo”, diz.

Mudar de visual colorindo o cabelo pode ser revigorante e melhorar a autoestima. Mas existe um intervalo de tempo para fazer isso, sem comprometer a saúde dos fios.

“Normalmente as clientes fazem retoque da raiz de 15 em 15 dias para não prejudicar o cabelo. Lembrando que todo cabelo com coloração requer tratamento para manter a saúde dos fios”, conta o cabeleireiro.

Pessoas com cabelos mais finos, diz, dependem da saúde do fio para receber outra química. Na hora da coloração deste tipo de fio, o profissional usa um protetor junto ao pó descolorante que protege o cabelo durante a descoloração. Após a descoloração, lembra o cabeleireiro, o cabelo precisa de um cronograma de hidratação para restaurar os fios.

Pessoas com cabelos mais finos dependem da saúde do fio para receber outra química — Foto: Divulgação

Piovesana alerta que pessoas com algum tipo de alergia precisam usar colorações especiais que são livres de amônia e uma substância química chamada P-fenilenodiamina (PPD). Esta substância pode causar dermatite de contato (gerando ardências, coceiras ou feridas) ou alérgica (inchaço nas pálpebras). Por isso, é importante sempre testar a tinta antes de aplicar no cabelo.

E engana-se quem acha que cabelos brancos não precisam de cuidados. O cabeleireiro explica que eles normalmente são mais ressecados e rebeldes, e ficam amarelados devido à perda de melanina nos fios. Além da hidratação e nutrição, deve-se usar um shampoo silver (prateado, em inglês), que ajuda a tirar o amarelado dos fios.

Claudio Piovesana teve um salão próprio na Avenida Washington Luís, no Canal 3, por 16 anos – até que, em 2020, inaugurou uma nova casa na Avenida Ana Costa, no coração do Gonzaga. Além de cabelos, os profissionais cuidam da manicure, depilação e estética corporal dos clientes.

Para conferir o trabalho do salão, basta acessar o perfil no Instagram, @cpiovesana. Em caso de dúvidas ou para fazer um agendamento, basta entrar em contato pelo WhatsApp no (13) 99660-6830 ou pelo fixo (13) 3224-1800. E para fazer uma visita, o endereço é Avenida Ana Costa, 482 conj. 611, em Santos.

O Salão Claudio Piovesana fica localizado na Av. Ana Costa, 482 conj. 611 em Santos — Foto: Divulgação




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

handebol-masculino-de-guaruja-vence franca-e-se-classifica-a-proxima-fase

Prefeitura de Guarujá

Handebol masculino de Guarujá vence Franca e se classifica à próxima fase

Esta edição dos Jogos Abertos está sendo realizada na Cidade de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo A seleção de handebol masculina sub 21 de Guarujá, que havia perdido na estreia para a cidade de Rio Claro, venceu Franca nesta sexta-feira (7) e se classificou para a próxima fase dos 84º Jogos Abertos Baby Barioni, realizados em São Sebastião. Em partida muito disputada, o time da Secretaria […]

today7 de outubro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%