G1 Mundo

Ruídos são captados durante buscas por submarino que desapareceu em expedição para o Titanic

today21 de junho de 2023 7

Fundo
share close

As informações foram divulgadas na madrugada desta quarta-feira (21). De acordo com as autoridades, os sons subaquáticos foram captados por uma aeronave canadense na região de buscas.

A Guarda Costeira disse que veículos operados remotamente foram direcionados para a região. No entanto, as buscas ainda não trouxeram resultados positivos, mas continuam.

“Além disso, os dados da aeronave P-3 foram compartilhados com nossos especialistas da Marinha dos EUA para uma análise mais aprofundada, que será considerada em futuros planos de busca”, afirmou a Guarda Costeira.



Na noite de terça-feira (20), a revista “Rolling Stone” afirmou que teve acesso a um memorando do governo dos EUA e que os ruídos em questão são batidas.

De acordo com a reportagem, os ruídos foram ouvidos a cada 30 minutos por equipes que procuravam a embarcação na área onde o desaparecimento teria acontecido.

Sons semelhantes também foram ouvidos cerca de quatro horas depois, após dispositivos adicionais de sonar, usados para captar objetos no fundo do oceano, serem implantados pelas equipes de buscas, segundo o relatório.

“O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate está trabalhando para encontrar um veículo subaquático operado remotamente por meio de organizações parceiras para possivelmente ajudar”, diz o documento, segundo a revista.

De acordo com a Rolling Stone, um relatório divulgado anteriormente afirma que uma embarcação tripulada da Marinha só poderia descer até uma profundidade de 2 mil pés (609 metros).

No entanto, se o submarino estiver a uma profundidade parecida com a dos restos do Titanic, a mais de 3.800 metros, um drone subaquático ou embarcação controlada remotamente seria necessária para o resgate, conforme a revista.

As informações do memorando também foram confirmadas pela CNN Internacional. A emissora acrescentou que uma aeronave canadense localizou um objeto retangular branco na água. No entanto, um navio foi direcionado para ajudar nas buscas na região onde os sons foram captados.

Submarino que leva turistas para ver o Titanic — Foto: Divulgação/OceanGate Expeditions

Nas segunda-feira (19), a Guarda Costeira dos EUA anunciou que estava procurando pelo submarino. Três horas depois, em uma coletiva de imprensa, a guarda repetiu que está se esforçando para localizar os viajantes e resgatá-los com segurança.

A operação está sendo feita em conjunto pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá, mas, também nesta terça, a França anunciou que também ajudará na operação.

O contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA John Maugerda afirmou em entrevista à rede CNN Internacional que terão de buscar em uma profundidade ainda maior que a da área atualmente buscada pelas sondas.

Veja como funciona o submarino que levava turistas para ver destroços do Titanic

Veja como funciona o submarino que levava turistas para ver destroços do Titanic

Tudo sobre o submarino que desapareceu

A Guarda Costeira dos EUA afirmou nesta terça-feira que o submarino turístico que sumiu tem ar respirável apenas até as 6h de quinta-feira (22). Veja mais detalhes sobre o caso a seguir.

🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.

🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.

💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.

🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.

🔎 Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo. Os nomes confirmados são:

  • o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
  • o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
  • o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
  • e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

🎮 Como é submarino? Chamado Titan, ele:

  • tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
  • pesa mais de 10 toneladas e é e feito de fibra de carbono e titânio;
  • é guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
  • move-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
  • pode levar até cinco pessoas;
  • e não é autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.

Mapa mostra a localização dos restos do Titanic. — Foto: arte/ g1

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-busca-pelo-submarino-desaparecido-do-titanic-e-como-ele-pode-ser-resgatado

G1 Mundo

A busca pelo submarino desaparecido do Titanic e como ele pode ser resgatado

Como as equipes de resgate estão trabalhando para encontrar uma embarcação que já está desaparecida há dois dias? Quais equipamentos estão sendo usados para isso? Quão remoto é o ponto em que o submarino desapareceu no Atlântico? Respondemos a essas perguntas com a ajuda de recursos visuais. Onde estão acontecendo as buscas? A tripulação do submarino Titan perdeu contato com seu navio de base na superfície, o Polar Prince, uma […]

today21 de junho de 2023 31

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%