G1 Mundo

Rússia admite pela 1ª vez estar em guerra e faz maior ofensiva do ano na Ucrânia

today22 de março de 2024 7

Fundo
share close

Porta-voz do Kremlin sempre usou o termo “operação militar especial”, e imprensa russa era proibida de se referir à invasão ao país vizinho como “guerra”. Mudança acontece no dia em que tropas russas fizeram maior ataque do ano na Ucrânia.


Homens se abraçam após um ataque da Rússia na cidade de Zaporizhzhia, na Ucrânia, em 22 de março de 2023. — Foto: Andriy Andriyenko/ AP



Pela primeira vez desde que invadiu a Ucrânia, há mais de dois anos, a Rússia usou o termo “guerra” para se referir aos ataques ao país vizinho.

Nesta sexta-feira (22), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a “operação militar especial” das tropas russas na Ucrânia se transformou de fato em uma guerra.

Desde que o conflito começou, em 24 de fevereiro de 2022, o governo russo se referia a ele como “operação militar especial” e proibiu a imprensa e a população do país a usarem o termo “guerra”.

“Esta é uma operação militar especial, mas, de fato, na verdade, para nós transformou-se numa guerra depois de o Ocidente aumentar cada vez mais diretamente o nível do seu envolvimento no conflito”, declarou Peskov nesta sexta.

Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, 90 mísseis e 60 drones foram lançados pela Rússia e atingiram diversas cidades do país, inclusive a capital, Kiev. O ministério afirmou que duas pessoas morreram e diversas ficaram feridas.

O foco dos ataques foram centrais elétricas e linhas de fornecimento de energia, segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, gerando apagões por todo o país.

Desde o fim do ano passado, a Rússia tem conseguido avançar nas frentes na Ucrânia e intensificar os ataques, após mais de um ano de estagnação na guerra.

Zelensky disse que o avanço russo mostra a gravidade dos atrasos de envio de recursos e armamentos dos Estados Unidos e da Europa à Ucrânia.

Na quinta-feira (21), Kiev já havia sido alvo de fortes ataques russos.

Capital da Ucrânia amanhece sob bombardeio russo

Capital da Ucrânia amanhece sob bombardeio russo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-se-sabe-sobre-morte-de-familia-luso-brasileira-atropelada-em-ponto-de-onibus-nos-eua

G1 Mundo

O que se sabe sobre morte de família luso-brasileira atropelada em ponto de ônibus nos EUA

Confira abaixo o que já se sabe sobre o acidente: Onde aconteceuComo aconteceuQuem são as vítimasQuem dirigia o veículoRepercussão O atropelamento ocorreu no cruzamento entre as ruas Ulloa e Lenox, na região sudoeste da cidade de São Francisco, na Califórnia. Em entrevista à agência de notícias Associated Press (AP), um amigo das vítimas afirmou que elas aguardavam um ônibus para ir ao zoológico quando o acidente ocorreu. Segundo o jornal […]

today22 de março de 2024 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%