A Ucrânia vem prometendo uma contraofensiva para recuperar territórios que foram ocupados pelos russos. No entanto, segundo a agência Reuters, não está claro se a batalha deste domingo faz parte da operação planejada por Kiev.
Segundo a Rússia, o conflito aconteceu em cinco pontos em uma frente de batalha na região de Donetsk. O Ministério da Defesa russo afirmou que a Ucrânia promoveu um ataque com seis batalhões mecanizados e dois tanques.
“O objetivo do inimigo era romper nossas defesas no setor mais vulnerável, em sua opinião, da frente”, afirmou o ministério russo em comunicado publicado em uma rede social.
“O inimigo não cumpriu suas tarefas, não teve sucesso.”
Até a publicação desta reportagem a Ucrânia não havia se pronunciado sobre o comunicado russo.
“Não sei quanto tempo vai demorar”, disse ele ao jornal. “Para ser honesto, pode acontecer de várias maneiras, completamente diferentes. Mas vamos fazer isso e estamos prontos.”
Atualmente, a Rússia domina faixas do território da Ucrânia nas regiões leste, sul e sudeste do país. O objetivo da contraofensiva é mudar os rumos da guerra, que já dura 15 meses.
Em maio, Zelensky disse que aguardava a chegada de veículos blindados para começar a operação com foco na recuperação de territórios.
Além disso, o presidente ucraniano viajou por vários países europeus e participou da cúpula do G7, no Japão, buscando por mais ajuda militar.
Recentemente, Kiev tem feito ataques a depósitos de munição e rotas logísticas russas.
Bombardeios também foram registrados em territórios da Rússia, como Moscou, na última semana. Entretanto, a Ucrânia nega estar fazendo ataques em território estrangeiro.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)