G1 Mundo

Rússia cogita atacar navios civis no Mar Negro e culpar Ucrânia, diz Casa Branca

today20 de julho de 2023 2

Fundo
share close

Mais cedo, Rússia disse que vai considerar qualquer navio com destino à Ucrânia como potencial alvo militar. Moscou rompeu acordo sobre grãos no início da semana.


Navio levando grãos ucranianos no Mar Negro, em novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Umit Bektas



Um alto funcionário da Casa Branca afirmou que a Rússia cogita atacar navios civis que estiverem navegando pelo Mar Negro com grãos da Ucrânia e culpar Kiev pelos bombardeios. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (19).

“O Exército russo pode ampliar seus alvos para incluir instalações de grãos ucranianas e atacar navios civis”, disse Adam Hodge, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, à AFP.

Hodfe citou “um esforço coordenado para justificar quaisquer ataques a navios civis no Mar Negro e culpar a Ucrânia por esses ataques”.

Mais cedo, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que todos os navios que estiverem indo para a Ucrânia serão considerados pelos russos como fornecedores de carga militar aos ucranianos.

O comunicado do Ministério da Defesa da Rússia também ameaçou países cuja bandeira aparece nos navios que estiverem indo aos portos da Ucrânia. Os russos vão considerar que esses países assumiram o lado da Ucrânia na guerra.

Rússia e Ucrânia tinham um acordo que permitia o escoamento da produção agrícola da Ucrânia pelo Mar Negro. No entanto, Moscou suspendeu o acordo no início desta semana.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

atirador-mata-2-pessoas-em-auckland-horas-antes-do-inicio-da-copa-do-mundo-feminina

G1 Mundo

Atirador mata 2 pessoas em Auckland horas antes do início da Copa do Mundo Feminina

Um atirador matou duas pessoas em Auckland, na Nova Zelândia, na manhã de quinta-feira (20), pelo horário local — fim da tarde de quarta-feira (19) no Brasil. A polícia fechou parte da cidade, que será palco da abertura da Copa do Mundo Feminina nesta quinta. O atirador foi morto pela polícia. As autoridades informaram em comunicado que o atirador efetuou os disparos com uma espingarda enquanto se deslocava por um […]

today20 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%