Navio levando grãos ucranianos no Mar Negro, em novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Umit Bektas
Um alto funcionário da Casa Branca afirmou que a Rússia cogita atacar navios civis que estiverem navegando pelo Mar Negro com grãos da Ucrânia e culpar Kiev pelos bombardeios. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (19).
“O Exército russo pode ampliar seus alvos para incluir instalações de grãos ucranianas e atacar navios civis”, disse Adam Hodge, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, à AFP.
Hodfe citou “um esforço coordenado para justificar quaisquer ataques a navios civis no Mar Negro e culpar a Ucrânia por esses ataques”.
Mais cedo, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que todos os navios que estiverem indo para a Ucrânia serão considerados pelos russos como fornecedores de carga militar aos ucranianos.
O comunicado do Ministério da Defesa da Rússia também ameaçou países cuja bandeira aparece nos navios que estiverem indo aos portos da Ucrânia. Os russos vão considerar que esses países assumiram o lado da Ucrânia na guerra.
Rússia e Ucrânia tinham um acordo que permitia o escoamento da produção agrícola da Ucrânia pelo Mar Negro. No entanto, Moscou suspendeu o acordo no início desta semana.
Publicar comentários (0)