G1 Mundo

Rússia diz que Ucrânia atacou reator desativado em usina nuclear

today7 de abril de 2024 5

Fundo
share close

A Ucrânia atingiu a cúpula acima de um reator desligado na usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, neste domingo (7). A administração da usina instalada pela Rússia afirma que os níveis de radiação estão normais e não houve danos graves, mas três empregados ficaram feridos no ataque, um deles em estado grave.

Não ficou imediatamente claro que arma foi usada contra a central nuclear, que foi tomada pelas forças russas pouco depois da invasão em grande escala da Ucrânia em 2022. A central disse anteriormente que tinha sido atacada por drones ucranianos.

A Reuters não conseguiu verificar imediatamente os relatos do campo de batalha de nenhum dos lados. A Ucrânia não comentou imediatamente a situação.



A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tem especialistas no local, relatou ter sido informada pela central russa de que um drone tinha detonado no local e que a informação era “consistente” com as observações da AIEA.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, disse que ambos os lados deveriam abster-se de ações que “colocassem em risco a segurança nuclear”.

Grossi, da AIEA, alertou repetidamente sobre graves preocupações sobre a usina devido a repetidos ataques.

A usina nuclear tem seis reatores VVER-1000 V-320 de design soviético refrigerados a água e moderados a água contendo urânio 235 e também tem gastado combustível nuclear na instalação.

Os reatores números 1, 2, 5 e 6 estão em desligamento a frio, enquanto o reator número 3 está desligado para reparos e o reator número 4 está no chamado “desligamento a quente”.

Zaporizhzhia tem sido alvo de ataques desde o início da guerra — Foto: GETTY IMAGES

A administração da central, que é a maior da Europa, disse que as forças armadas ucranianas “atacaram a cúpula” do edifício que abriga o reator número 6. “Os níveis de radiação na usina e nos arredores não mudaram”.

A central permanece perto das linhas da frente e tanto a Ucrânia como a Rússia acusaram-se repetidamente de atacar a central e, assim, arriscar um possível desastre nuclear.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mutirao-retira-mais-de-4-mil-residuos-descartados-em-praia-de-santos,-sp

G1 Santos

Mutirão retira mais de 4 mil resíduos descartados em praia de Santos, SP

Ação foi realizada na Praia do Embaré. Segundo a prefeitura, foram recolhidos mais de 1.700 itens, como canudos, copos e tampinhas, além de 2.401 bitucas de cigarro. Mutirão retira mais de 4 mil resíduos descartados na Praia do Embaré, em Santos, SP — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou neste domingo (7) que aproximadamente 4 mil resíduos descartados de forma irregular na […]

today7 de abril de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%