G1 Mundo

Rússia e Ucrânia afirmam ter realizado troca de quase 400 prisioneiros

today31 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

Na semana passada, um avião de transporte militar russo caiu e, de acordo com o governo do país, havia 65 soldados ucranianos a bordo que estariam sendo levados para uma troca como a desta quarta-feira.

De acordo com a agência de notícias estatal RIA, a pasta disse que os Emirados Árabes Unidos participaram da intermediação do acordo.

“Em 31 de janeiro, como resultado do processo de negociação, 195 militares russos que estavam em perigo de vida no cativeiro foram devolvidos do território controlado pelo regime de Kiev. Em troca, exatamente 195 prisioneiros das Forças Armadas da Ucrânia foram entregues”, informou o Ministério da Defesa em um comunicado.



O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em sua conta oficial no X (Twitter) que essa foi uma das maiores trocas até agora. Ele deu um número um pouco maior de ucranianos devolvidos.

“Nosso povo está de volta, e 207 deles. Nós os devolvemos para casa”, afirmou Zelenskiy.

O órgão governamental ucraniano encarregado dos prisioneiros de guerra disse que essa foi a 50ª troca de prisioneiros do gênero e que os soldados envolvidos na defesa das cidades de Mariupol e Kherson, bem como os soldados capturados pela Rússia na Ilha Snake, no Mar Negro, voltaram para casa.

A agência informou que fuzileiros navais e médicos de combate estavam entre os devolvidos e disse que 36 dos ucranianos devolvidos tinham ferimentos ou doenças graves.

Os dois países têm realizado trocas periódicas de prisioneiros por meio de intermediários desde o início da guerra, há quase dois anos, apesar da ausência de qualquer conversa de paz entre eles desde os primeiros meses do conflito.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tensao-no-oriente-medio:-ira-afirma-que-vai-revidar-um-eventual-ataque-dos-eua

G1 Mundo

Tensão no Oriente Médio: Irã afirma que vai revidar um eventual ataque dos EUA

No domingo (28) militantes alinhados ao Irã atacaram com um drone uma base militar dos EUA na Jordânia e mataram três soldados. O governo dos EUA já afirmou que vai retaliar, mas ainda avalia qual deverá ser resposta que vai dar ao assassinato dos militares. Salami afirmou que os iranianos ouviram ameaças vindas de autoridades norte-americanas. "Dizemos a elas que já nos testaram e agora nos conhecemos, nenhuma ameaça ficará […]

today31 de janeiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%