G1 Mundo

Rússia lança ataque aéreo contra usinas de energia elétrica na Ucrânia, diz exército

today9 de maio de 2024 3

Fundo
share close

Testemunhas ouvidas pela agência Reuters afirmam ter escutado explosões que pareciam ser de sistemas de defesa aérea atingindo objetos no ar. Em Kiev, pessoas buscaram abrigo em estações de metrô.

De acordo com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o ataque russo usou mais de 50 mísseis e 20 drones de combate contra o país.

Todos os mísseis direcionados a Kiev foram destruídos, afirmou Serhiy Popko, chefe da administração militar da cidade, no aplicativo de mensagens Telegram. Ele acrescentou que não houve danos significativos ou feridos como resultado do ataque.



Sistemas de defesa aérea foram em repelir o ataque russo sobre a região de Lviv, que faz fronteira com a Polônia, país membro da OTAN, onde ocorreram várias explosões, segundo autoridades regionais.

Em Kiev, pessoas buscaram abrigo no metrô durante ataque da Rússia contra a Ucrânia — Foto: Alina Smutko/Reuters

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a escala do ataque.

Segundo o ministro de energia da Ucrânia, German Galushchenko, foi outro ataque massivo contra usinas de energia. A geração e a transmissão de energia elétrica em pelo menos seis cidades foram alvo.

Metrô de Kiev serviu de abrigo durante ataque da Rússia contra a Ucrânia — Foto: Alina Smutko/Reuters

Subestações e instalações de geração de energia de uma empresa foram danificadas nas regiões de Odesa, Kharkiv, Zaporizhzhia, Lviv e Kiev.

Além disso, pelo menos 10 mísseis atingiram a cidade de Kharkiv, que fica a cerca de 30 km da fronteira da Ucrânia com a Rússia. A região foi a que sofreu o maior corte de energia elétrica.

Guerra da Ucrânia completa dois anos sem saída à vista

Guerra da Ucrânia completa dois anos sem saída à vista

A Guerra na Ucrânia completou dois anos no dia 24 de fevereiro. Em 2022, a Rússia invadiu o território do país vizinho sob o pretexto de estar conduzindo uma “operação militar especial”.

Em março deste ano, após ser reeleito presidente da Rússia, Vladimir Putin afirmou que pretende invadir mais regiões da Ucrânia para criar uma zona de tampão.

O objetivo de Putin é criar uma proteção para as forças que estão em território ucraniano sob domínio dos russos.

Por outro lado, recentemente, a Ucrânia tem feito ataques de longa distância para atingir refinarias e depósitos na Rússia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mae-de-jovem-encontrada-morta-na-cama-com-o-ex-quer-a-guarda-dos-netos:-‘vou-lutar-com-toda-forca’

G1 Santos

Mãe de jovem encontrada morta na cama com o ex quer a guarda dos netos: ‘vou lutar com toda força’

Os corpos de Adriele e Claudemir Marques da Rocha, de 48 anos, foram encontrados sobre a cama da casa dele, no bairro Santa Terezinha, na noite de segunda-feira (6). Tarciane Barros Lopes, de 39 anos, explicou que o sepultamento da filha ocorreu na tarde de terça-feira (7) na cidade natal dela, Itapirapuã Paulista (SP). “Ainda tem a outra família que também está sofrendo a mesma coisa. Não está fácil”, afirmou […]

today9 de maio de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%