G1 Mundo

Rússia lança mais de 120 mísseis em Kiev e outras cidades ucranianas

today29 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

“29 de dezembro. Ataque maciço de mísseis […] O inimigo ataca a Ucrânia de várias direções com mísseis de cruzeiro aéreos e marítimos, a partir de aviões e navios estratégicos”, escreveu a Força Aérea ucraniana nas redes sociais.

O assessor do gabinete presidencial, Mykhailo Podolyak, afirmou que mais de 120 mísseis foram disparados contra a Ucrânia “para destruir infraestrutura crítica e matar civis em massa”.

Depois de uma série de reveses militares e perdas territoriais nos últimos meses, Moscou tem intensificado sua ofensiva aérea usando drones e mísseis para atacar a infraestrutura de energia da Ucrânia.



Na manhã desta quinta-feira, foram relatadas explosões em várias cidades, incluindo a capital. Os sistemas de defesa aérea da Ucrânia foram ativados para conter os mísseis.

Em Kiev, o prefeito Vitali Klitschko pediu aos moradores que armazenassem água e carregassem seus celulares. Por volta do meio-dia (hora local), cerca de 40% da cidade estava sem eletricidade devido aos ataques russos.

Pessoas descansam na estação de metrô sendo usada como abrigo antiaéreo durante um ataque com foguete em Kyiv, Ucrânia, quinta-feira, 29 de dezembro de 2022. — Foto: ASSOCIATED PRESS

Ainda segundo Klitschko, as explosões na capital deixaram ao menos três feridos, incluindo uma adolescente de 14 anos. Todos estão hospitalizados, escreveu o prefeito no Telegram.

Ao menos 16 mísseis russos foram interceptados em Kiev. Fragmentos deles atingiram dois prédios residenciais no leste da cidade, enquanto uma indústria e um jardim de infância sofreram danos no sudoeste, informou a administração militar da capital ucraniana.

Equipes de emergência removem os destroços de uma casa destruída após um ataque de míssil russo em Kyiv, Ucrânia, quinta-feira, 29 de dezembro de 2022. — Foto: ASSOCIATED PRESS

Em Lviv, no oeste do país, as explosões deixaram 90% da cidade sem eletricidade, disse o prefeito Andriy Sadovyi. O governador da região de Lviv, Maksim Kozytski, afirmou que a defesa aérea está operante e pediu aos moradores que permaneçam em abrigos.

Houve ainda uma “série de explosões” na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, segundo informou o prefeito Ihor Terekhov. Cidades como Poltava, Odessa e Mykolaiv também foram atingidas.

O governador da província de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, Vitaliy Kim, disse que cinco mísseis foram derrubados sobre o Mar Negro. Segundo o comando militar ucraniano do Norte, dois foram abatidos na região de Sumy, localizada na fronteira com a Rússia, no nordeste do país.

Os ataques desta quinta seguem múltiplas ofensivas com os chamados drones “kamikaze” que atingiram o sul e o leste do país na quarta-feira.

Desde o início da guerra da Rússia, no fim de fevereiro, mais de 700 elementos de infraestrutura crítica foram destruídos na Ucrânia, segundo Kiev, além de milhares de outras instalações danificadas.

Como os drones se tornaram armas fundamentais na Guerra da Ucrânia

Como os drones se tornaram armas fundamentais na Guerra da Ucrânia




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-governador-do-estado-mais-rico-da-bolivia-foi-preso

G1 Mundo

Por que governador do Estado mais rico da Bolívia foi preso

Camacho foi transferido para a capital do país, La Paz, após sua prisão em Santa Cruz de la Sierra. O governador está sendo investigado por seu suposto envolvimento em uma suposta conspiração durante os protestos de 2019 que forçaram o então presidente Evo Morales a renunciar. Morales disse no Twitter que, depois de três anos, Camacho finalmente "responderá pelo golpe que levou a roubos, perseguições, prisões e massacres do governo […]

today29 de dezembro de 2022 32

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%