G1 Mundo

Rússia promete resposta ‘muito dura’ se tiver ativos financeiros ‘roubados’ em países do Ocidente

today13 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

União Europeia disse que vai adotar lei para reservar lucros obtidos com ativos russos congelados em países do bloco, abrindo caminho para destinar recursos à reconstrução da Ucrânia.


O presidente russo Vladimir Putin — Foto: Mikhail Metzel / Sputnik / Pool / via AP Photo



A Rússia prometeu dar uma resposta “muito dura” ao Ocidente caso os Estados Unidos e a União Europeia resolverem apreender bilhões de dólares em ativos financeiros que estão aplicados fora do território russo. A afirmação foi divulgada pela agência russa Tass, nesta terça-feira (13).

Na segunda-feira (12), a União Europeia resolveu adotar uma lei para reservar lucros obtidos com ativos congelados do Banco Central da Rússia em países que integram o bloco. Um dos destinos dos recursos seria o financiamento da reconstrução da Ucrânia.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou em uma entrevista que isso seria um “roubo”, segundo a Tass. “É a apropriação de algo que não pertence a você”, disse.

Zakharova afirmou que a resposta de Moscou seria “extremamente dura”, já que a Rússia sente que está essencialmente lidando com ladrões.

“Considerando que o nosso país qualificou isto como roubo, a atitude será em relação aos ladrões”, disse Zakharova.

Além disso, a Rússia disse que, se tiver seus ativos apreendidos, irá confiscar reservas dos Estados Unidos, da Europa e de outros países.

Desde fevereiro de 2022, quando a Ucrânia foi invadida, a Rússia foi impedida pelos Estados Unidos e países aliados de realizar algumas transações no mercado internacional. Isso causou um bloqueio de cerca de US$ 300 bilhões (R$ 1,5 trilhão) em ativos russos no Ocidente.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘amor,-fui-baleada’:-ouca-audio-enviado-por-brasileira-apos-ser-atingida-em-assalto-na-times-square

G1 Mundo

‘Amor, fui baleada’: ouça áudio enviado por brasileira após ser atingida em assalto na Times Square

A EPTV, afiliada da TV Globo, teve acesso a um áudio enviado pela brasileira Tatiele Ribeiro Lemos, de 38 anos, logo após ser baleada na perna durante assalto a uma loja esportiva na Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos, na última quinta-feira (8). Ouça acima. "Amor... eu fui baleada, amor! Eu vou te mandar a minha localização, amor. Socorro, socorro!", diz na mensagem enviada ao marido, que não […]

today13 de fevereiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%