G1 Mundo

Rússia retira acusações criminais contra grupo Wagner

today27 de junho de 2023 15

Fundo
share close

Na data, o governo russo disse que não iria processar o líder do grupo, nem punir os demais membros que participaram na revolta.

“O caso criminal aberto pelo levante armado da empresa militar privada Wagner foi encerrado, depois que os participantes encerraram suas ações”, afirmou o Serviço Federal de Segurança (FSB) em um comunicado.

O presidente russo, Vladimir Putin, discursa a militares em Moscou, na Rússia, em 27 de junho de 2023 — Foto: Sputnik/Sergei Guneev/Pool via REUTERS



Também nesta terça, o presidente russo, Vladimir Putin, fez um pronunciamento às Forças Armadas no Kremlin e disse que os militares de seu país impediram uma guerra civil ao resistirem à rebelião do grupo Wagner.

“O objetivo da marcha era evitar a destruição do ‘Wagner’ e responsabilizar os funcionários que, por meio de suas ações não profissionais, cometeram um grande número de erros”, disse em uma mensagem de áudio de 11 minutos, divulgada pelo Telegram.

Rússia e os mercenários do grupo Wagner: entenda a treta

Rússia e os mercenários do grupo Wagner: entenda a treta

Há meses, Prigozhin vinha tendo desentendimentos com o Ministério da Defesa russo. Ele se queixava de que a pasta não estava enviando armas e suprimentos de guerra para suas tropas, que lutam em várias frentes de batalha ao lado da Rússia na Ucrânia.

No início do mês, o Ministério da Defesa da Rússia disse que tropas voluntárias e grupos militares privados seriam obrigados a assinar um contrato com o governo. A medida não agradou os membros do Wagner.

Na última sexta-feira (23), depois de meses de cobranças e críticas ao Ministério da Defesa russo, Prigozhin decidiu subir o tom e chama a versão do Kremlin para a guerra na Ucrânia de “mentiras inventadas”. O líder também acusou o ministro da pasta, Serguei Shoigu, de ter ludibriado Putin para a guerra.

“O Ministério da Defesa está tentando enganar a sociedade e o presidente e nos contar uma história sobre como houve uma agressão louca da Ucrânia e que eles planejavam nos atacar com toda a Otan. A guerra era necessária para que Shoigu pudesse obter uma segunda medalha . A guerra não era necessária para desmilitarizar ou desnazificar a Ucrânia (o principal argumento de Putin à época da invasão).”

Logo após a declaração, Prigozhin afirmou que suas bases na Ucrânia foram bombardeadas por aviões russos, que, ainda segundo ele, matou membros do grupo de mercenários. O líder do grupo anunciou então a rebelião.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

melhores-parques-de-diversoes-do-mundo:-brasil-emplaca-4-no-ranking-de-2023-de-site-de-viagens

G1 Mundo

Melhores parques de diversões do mundo: Brasil emplaca 4 no ranking de 2023 de site de viagens

Os parques brasileiros que mais agradaram os turistas e figuram entre os 25 melhores são Beto Carrero World (2°), em Santa Catarina; Beach Park (3°), no Ceará; Parque Terra Mágica Florybal (13°), no Rio Grande do Sul; e Hot Park (18°), em Goiás. O parque da Disney mais bem ranqueado é o Walt Disney Studios Park, em Marne-la-Vallee, na França, que aparece como 19º. Em 23º ficou o Magic Kingdom, […]

today27 de junho de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%