G1 Mundo

Rússia retoma ofensivas na Ucrânia após 36 horas de cessar-fogo

today8 de janeiro de 2023 8

Fundo
share close

O bombardeio russo de regiões no leste da Ucrânia matou pelo menos duas pessoas, disseram autoridades locais neste domingo (8), depois que Moscou encerrou um autodeclarado cessar-fogo de Natal e prometeu continuar com o combate até alcançar uma vitória sobre seu vizinho.

O presidente Vladimir Putin ordenou um cessar-fogo de 36 horas ao longo da linha de contato a partir de sexta-feira ao meio-dia para observar o Natal ortodoxo da Rússia e da Ucrânia, que caiu no final do sábado.

A Ucrânia rejeitou a trégua, e o estado-maior das forças armadas ucranianas disse que as tropas russas bombardearam dezenas de posições e assentamentos ao longo da linha de frente ainda no sábado.



Soldado ucraniano fica de pé do lado de prédio destruído na região de Donetsk — Foto: Anna Kudriavtseva/REUTERS

Um homem de 50 anos morreu na região nordeste de Kharkiv como resultado do bombardeio da Rússia durante a noite, disse Oleh Synehubov, governador da região, no aplicativo de mensagens Telegram.

Uma pessoa foi morta em outro ataque durante a noite em Soledar, na região leste de Donetsk, disseram autoridades locais.

Pavlo Kyrylenko, governador de Donetsk, disse que houve nove ataques com mísseis na região durante a noite, incluindo sete na cidade devastada de Kramatorsk.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião em Moscou no dia 3 de janeiro de 2023 — Foto: Sputnik/Aleksey Babushkin/Kremlin via REUTERS

A maioria dos cristãos ortodoxos ucranianos celebra tradicionalmente o Natal em 7 de janeiro, assim como os cristãos ortodoxos na Rússia. Mas este ano, a Igreja Ortodoxa da Ucrânia, a maior do país, também permitiu uma celebração em 25 de dezembro. Ainda assim, muitos observaram o feriado no sábado, reunindo-se em igrejas e catedrais.

O Kremlin disse que Moscou vai prosseguir com o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, uma invasão que lançou em 24 de fevereiro e que Kyiv e seus aliados ocidentais chamam de agressão não provocada para tomar terras.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

george-santos-pediu-dinheiro-para-enterro-da-mae-em-redes-sociais-usando-outro-nome

G1 Mundo

George Santos pediu dinheiro para enterro da mãe em redes sociais usando outro nome

O americano filho de imigrantes brasileiros é conhecido nos Estados Unidos e no Brasil como um mentiroso contumaz, que forjou todas as informações do currículo para concorrer a deputado federal pelo estado de Nova York e foi eleito. A coordenadora do grupo Brasileiras de Nova York no Facebook, Rafaela Rangel, é conhecida na cidade por ajudar vários brasileiros. A página na internet tem o objetivo de fortalecer a comunidade e […]

today8 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%