G1 Mundo

Saiba quem é a refém mais velha libertada pelo Hamas

today25 de novembro de 2023 3

Fundo
share close

No total, 24 pessoas foram libertadas – 13 mulheres e crianças israelenses, como previsto pelo acordo, além de 10 cidadãos tailandeses e 1 filipino, soltos após negociações paralelas com os governos desses países.

Yaffa Adar, de 85 anos, é a refém mais velha da lista. A imagem dela sendo levada em um carrinho de golfe pelo Hamas foi divulgada em toda a mídia mundial. Adar foi sequestrada em um kibutz de Nir Oz perto da fronteira com Gaza. A sua neta Adva encontrou um vídeo dela sendo levada para Gaza, cercada por quatro homens armados.

Em entrevista ao Fantástico, Adva Adar, contou que a avó mandou uma mensagem antes do sequestro avisando que o Hamas “chegou atirando” e, depois, não respondeu mais.



“Ela não anda muito. Então, nós não sabemos nem se ela teve chances de ir para um lugar seguro. Isso não faz sentido, pessoas inocentes sequestradas de dentro de casa. Não é só a minha avó, são vários idosos, crianças, bebês, mulheres e homens. Nós pedimos a qualquer um nos ouvindo, que nos ajudem a trazê-los de volta para casa”, disse Adva ao Fantástico em outubro.

Hamas sequestram e fazem idosa de ‘troféu’ em Gaza; veja VÍDEO

Hamas sequestram e fazem idosa de ‘troféu’ em Gaza; veja VÍDEO

Nos próximos dias, mais reféns serão libertados. O acordo prevê que o Hamas solte mais de 50 reféns, em troca da trégua temporária nos ataques, que começou na madrugada desta sexta, e da soltura de prisioneiros palestinos, que já estavam detidos antes de a guerra começar.

Um primeiro grupo de 39 presos, entre eles adolescentes, deve ser solto ainda nesta sexta. Nesta manhã, eles foram transferidos de diferentes presídios onde estavam, todos na Cisjordânia, e levados a um centro penitenciário da cidade de Ramala para, de lá, serem libertados.

Na quinta-feira (23), após ambas as partes confirmaram a libertação de israelenses, Israel disse que recebeu a lista de nomes que seriam libertados e que entrou em contato com as famílias, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense em um comunicado.

O acordo começou a vigorar às 7h no horário local (2h em Brasília). O cessar-fogo vale no norte e no sul de Gaza, informou o Ministério das Relações Exteriores do Catar, que mediou o acordo.

O porta-voz do ministério catari, Majed Al-Ansari, disse na capital do Catar, Doha, que espera-se que palestinos sejam libertados de prisão israelense. “Todos nós esperamos que essa trégua leve a uma chance de iniciar um trabalho mais amplo para alcançar uma trégua permanente.”

O Hamas confirmou em seu canal no Telegram que todas as hostilidades de suas forças vão cessar.

Reféns libertados pelo Hamas chegam em Rafah, no Egito

Reféns libertados pelo Hamas chegam em Rafah, no Egito




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carioca-que-parou-ataque-na-irlanda-nega-titulo-de-heroi-e-e-exaltado-por-lutador-do-ufc:-‘bravo-nosso-irmao-brasileiro’

G1 Mundo

Carioca que parou ataque na Irlanda nega título de herói e é exaltado por lutador do UFC: ‘Bravo nosso irmão brasileiro’

“Eu não me considero herói. Acho que a atitude que eu tive foi de instinto. Quem tem filho, criança, faria o mesmo. Você vê um cara grandão, com uma faca, com uma menininha de 5 anos... Qualquer um faria o que eu fiz. Eu estava no lugar certo, na hora certa”, disse Caio. Trabalhando como motoboy, o carioca deu um golpe de capacete na cabeça do agressor quando o homem […]

today25 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%