G1 Santos

Salpicão no chapati é uma entradinha fácil e saborosa para qualquer festa; aprenda

today1 de dezembro de 2023 10

Fundo
share close

Clássico e prático, o salpicão é um dos pratos mais pedidos nas festas de fim de ano. A receita, que une diversos ingredientes diferentes, permite agradar variados gostos. A cozinheira e e empresária Harianne Barros, de Santos, no litoral de São Paulo, inovou ao usar três tipos de maçãs na receita e servir esse clássico de forma bem descontraída, em um pãozinho indiano conhecido como chapati (veja a receita completa no video ou abaixo).

A palavra salpicão é derivada do verbo salpicar, ou seja, espalhar pequenas versões de variados alimentos. No Brasil, ele é indispensável nas festas de fim de ano. Geralmente, ele é preparado com frutas, legumes e alguma proteína, como frango ou peru.

O salpicão traz uma memória afetiva à Harianne Barros, cozinheira e dona do restaurante Teco de Sabor. Ela conta que a receita sempre esteve presente no Natal da família dela, gerando muita polêmica. “O salpicão é aquela receita que, na minha família, gera discussão. Com ou sem passas? Então, pra agradar todo mundo eu faço com e sem”, brinca ela, em entrevista ao g1.



Salpicão preparado pela cozineira e empresária Harianne Barros — Foto: Mariane Rossi

Neste período de festas de fim de ano, ela procurou trazer um pouco dessa receita para o restaurante, mas de uma forma inovadora. “Com meu restaurante fisico, eu quis trazer essa ideia pra cá. Alimentos, sabores, cheiros, coisas que remetam a um ‘abraço'”, fala.

Por isso, ela criou o salpicão no chapati. A receita, famosa na família, ganhou uma outra forma de servir. O chapati é um pãozinho indiano, um dos mais antigos do mundo. Ele não leva fermento e é feito na chapa. Os indianos geralmente comem com as mãos, por isso o chapati é bastante utilizado para pegar os alimentos.

Salpicão no chapati é uma entradinha fácil e saborosa para qualquer festa; aprenda — Foto: Mariane Rossi

São inúmeras as formas de fazer esses deliciosos pães que acompanham as refeições dos indianos. A mais básica é feita com água, sal e farinha de trigo, sem fermento. Depois de misturar bem a massa, basta levar na chapa quente por alguns poucos segundos.

Já a receita de salpicão, Harianne mostrou o passo a passo ao g1. Ela leva frango desfiado, cebola, milho, cenoura, ervilha, a maionese e o diferencial são os três tipos de maçãs adicionados na receita, de forma bem sutil (veja a receita no vídeo ou abaixo).

“Ela pode ser uma entrada ou acompanhamento do prato principal. É super democrático”, fala.

  • 200 gramas de frango desfiado
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 lata de milho
  • 1 lata de ervilha
  • 50 gramas de uvas passas
  • 1/2 maçã verde sem casca picada
  • 1/2 maçã gala sem casca picada
  • 50 gramas de azeitona verde picada
  • salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto
  • 500 gramas de maionese

Modo de preparo: Corte a cebola em cubos pequenos e rale a cenoura. Prepare o frango desfiado. Separe os demais ingredientes.

Em uma tigela, coloque a cebola, um fio de azeite, o frango desfiado. Misture bem. Em seguida, adicione a cenoura ralado, o milho, a ervilha, a azeitonas verdes picadas. Acrescente as uvas passas, se desejar.

Por fim, acrescente as maçã verde, gala e fugi cortadas em cubos e sem casca. Adicione umas gotinhas de limão para não escurecer a fruta. Coloque também a salsinha picada. Tempere com sal. O último ingrediente é a maionese. Misture tudo muito bem e deixe na geladeira.

Salpicão preparado pela cozineira e empresária Harianne Barros — Foto: Mariane Rossi/g1

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-lanca-campanha-para-economia-de-agua-e-energia-em-proprios-municipais

Prefeitura de Guarujá

Guarujá lança campanha para economia de água e energia em próprios municipais

Cartazes estão sendo afixados nos setores, visando o engajamento das chefias e dos servidores Com o objetivo de gerar economia e incentivar atitudes voltadas à sustentabilidade entre os servidores municipais, a Prefeitura de Guarujá criou uma Comissão Permanente de Adequações Sustentáveis e Monitoramento de Consumo de Água Potável e Energia Elétrica, e implantou a Campanha “Vamos Economizar”. A medida visa detectar situações onde haja o desperdício de luz e água, […]

today1 de dezembro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%