Santos, no litoral de SP, confirmou o 20º caso de varíola dos macacos na terça-feira (18); número de suspeitos sofre alta. — Foto: Imagem de arquivo – JN
Um novo caso de varíola dos macacos foi confirmado em Santos, no litoral de São Paulo, na última terça-feira (18). Com isso, a cidade registra 20 pessoas com a doença, todos do sexo masculino e adultos. Atualmente, há 15 casos em investigação.
Segundo a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), todos os 20 infectados, até o momento, não apresentam sinais de gravidade da doença. Destes, 17 já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados.
O município também apresentou um aumento no número de casos suspeitos. Em 23 de setembro deste ano, eram seis casos. Agora, são 15 casos em investigação. Segundo a Prefeitura de Santos, essas pessoas se encontram em isolamento domiciliar, enquanto aguardam o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado.
Todos os residentes em Santos confirmados ou suspeitos da doença são acompanhados pela Seviep. A Seção ainda alerta que, caso alguém identifique algum dos sintomas da doença (confira abaixo) deve ir à policlínica mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou a uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade.
Santos confirma o 17º caso de varíola dos macacos — Foto: Prefeitura de Santos
- Primeiros sinais da doença: febre, fadiga, fraqueza e dores musculares, de cabeça, nas costas e nos gânglios (especialmente atrás da orelha e cabeça).
- Após três dias: surgem erupções na pele a partir do local da infecção primária, que se espalham rapidamente para outras partes do corpo.
- Em até 12 dias: erupções com aparência sólida (pápula). O infectado deixa de contaminar outras pessoas após o desaparecimento das lesões.
Publicar comentários (0)