Santos (SP) recebe doação de obra do escultor Victor Brecheret — Foto: Prefeitura de Santos
A escultura de ‘São Francisco’, do renomado artista italiano Victor Brecheret, foi doada à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, pela filha dele, Sandra Brecheret Pellegrini, que assinou um termo de entrega da peça, que tem 32 centímetros e foi finalizada em 1955 — mesmo ano em que ele morreu. Ela se juntará a outras 904 obras do acervo da Secretaria de Cultura (Secult).
A mais importante ou mais lembrada obra do artista é o ‘Monumento às Bandeiras’, que fica em frente ao Parque Ibirapuera. Ele foi encomendado pelo Governo de São Paulo em 1923 e entregue em 1953 — a imagem representa a cena de uma incursão bandeirante e tem sido, inclusive, alvo de críticas e protestos em defesa do povo indígena, explorado no passado.
Nascido em Farnese, na região central da Itália, foi batizado como Vittorio Breheret e, anos mais tarde alterou a grafia do nome para Victor Brecheret, como foi conhecido até o fim da vida. O italiano chegou ao Brasil com apenas 10 anos, após a morte da mãe, e logo se tornou um dos mais importantes escultores do país, sendo o responsável pela introdução do modernismo na cultura nacional.
Monumento às Bandeiras: obra é alvo de críticas e protestos contra a exploração indígena — Foto: Reprodução
Brecheret ingressou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo em 1912 para aprender desenho, modelagem e técnicas de entalhe em gesso e mármore.
Em 1919, criou um ateliê em São Paulo, onde foi descoberto por artistas da vanguarda nacional e convidado à participar da Semana de Arte Moderna, com dezenas de esculturas expostas no Teatro Municipal de São Paulo.
Sandra Brecheret: criança entre modernistas
Publicar comentários (0)