G1 Santos

Santos é escolhida pelo governo federal para projeto que busca reduzir e até eliminar circulação de plásticos; entenda

today15 de março de 2024 4

Fundo
share close

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, está entre as cinco cidades do Brasil escolhidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para participar do projeto ‘Circularidade do Plástico’. O objetivo é reduzir e até eliminar a circulação de descartáveis como canudos, talheres, pratos e embalagens.

O projeto terá início em 2025, com duração de 48 meses. Além de Santos, a única cidade fora do eixo de capitais, foram escolhidas Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador e Belém. São Paulo, devido à presença da indústria e por ser sede de várias associações dos setores relacionados, também participará da iniciativa, em parceria com Santos.

Representantes do Ministério vieram para Santos e realizaram uma reunião com comerciantes e empresários do setor de hotéis, bares e restaurantes e administradores e conselheiros de organizações não governamentais, institutos e órgãos públicos.



O encontro aconteceu, na quarta-feira (13), no Orquidário de Santos. O intuito foi ouvi-los para encontrar alternativas conjuntas para desenvolver ações sustentáveis na cidade. Em 2019, Santos determinou o cancelamento de compra de plásticos de uso único na administração pública. Aquisições só são permitidas em casos excepcionais e justificados.

Representantes do MCTI estiveram em Santos em encontro com diversos setores — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Projeto Circularidade do Plástico

O projeto receberá um investimento de US$ 9 milhões do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF), que equivale a R$ 44,677,800.00. A iniciativa abordará estratégias de incentivo, regulação e aplicação de tecnologias que eliminem o plástico do meio ambiente, além de mapear tecnologias para o combate de plásticos no mar.

O consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Albuquerque, explicou que os projetos passarão por preparação para receber recursos. Segundo ele, haverá uma consulta às partes interessadas nas iniciativas e as que serão impactados pelo projeto, tanto em nível nacional quanto local, para que haja uma boa adesão e efetividade.

O Ministério vai mapear as tecnologias existentes para combate o plástico no mar e as que estejam em nível de maturidade tecnológica suficiente para serem implementadas em escala.

Segundo ele, é importante se atentar que a poluição por plástico gera contaminação com microplásticos. Para ele, isso também afeta vários âmbitos da sociedade. “Para as cidades costeiras, tem a questão também de como a poluição afeta o turismo e a balneabilidade. A redução do consumo de plástico impacta diretamente na redução da poluição que chega aos oceanos”, disse Marcos Albuquerque, segundo nota divulgada pela prefeitura.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prestes-a-obter-quinto-mandato,-putin-governa-a-russia-como-se-fosse-insubstituivel

G1 Mundo

Prestes a obter quinto mandato, Putin governa a Rússia como se fosse insubstituível

Aos 71 anos, o autocrata não fez um sucessor e, 24 anos após assumir o cargo, governa o país como se fosse insubstituível. Afastou do pleito os concorrentes que poderiam desafiá-lo na guerra que promove na Ucrânia, como Yekaterina Duntsova e Boris Nadezhdin: ambos foram banidos de entrar na disputa pelo órgão eleitoral. Seus opositores estão mortos, exilados ou silenciados na prisão. A cédula eleitoral tem outros três candidatos de […]

today15 de março de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%