G1 Santos

Santos e Nagazaki renovam termo de cooperação

today27 de setembro de 2023

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, renovou os votos culturais de cooperação e irmandade com a cidade de Nagasaki, no Japão. A cerimônia de assinatura do termo de irmanação entre as cidades-irmãs foi realizada no Paço Municipal, em celebração aos 50 anos de irmandade, completados em 2022.

A comitiva da cidade japonesa visitou, na última terça-feira (26), a sede do Executivo santista, no Centro Histórico. Durante o encontro, as autoridades dos dois municípios ressaltaram os vínculos históricos, culturais e econômicos entre as cidades.

Após a recepção, os representantes da cidade japonesa e o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, foram levados à Sala Princesa Isabel, onde foi realizada a solenidade. No local, o termo de renovação da irmanação foi assinado pelos prefeitos das duas cidades.



Além do documento, os prefeitos ressaltaram a importância da relação de cooperação entre os municípios. O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), reiterou que um dos 13 bondes em circulação no município veio da cidade de Nagasaki.

Comitiva japonesa conheceu o bonde em circulação na cidade de Santos que veio de Nagasaki — Foto: Francisco Arrais/Divulgação/Prefeitura de Santos

Durante a solenidade, o prefeito de Nagasaki, Shiro Suzuki, ainda solicitou que a cidade de Santos participe, no próximo ano, da reunião geral da Rede Internacional Prefeitos pela Paz, que será realizada em Nagasaki. A cidade de Santos é membro executivo da organização desde 2015, que possui sua sede em Hiroshima.

A cerimônia na Sala Princesa Isabel terminou com o prefeito de Nagasaki ensinando os participantes do evento, que também contou com a presença de alunos da rede pública municipal, a fazerem um tsuru, pássaro feito de origami (técnica de dobrar papel), que simboliza a paz.

Pela tarde do mesmo dia, a comitiva japonesa ainda visitou o Museu Rei Pelé e o Museu do Café, além de realizar um passeio pelo bonde vindo da cidade de Nagasaki e conhecerem o Centro de Controle de Operações (CCO), que funciona no Paço Municipal.

O prefeito de Nagasaki ainda relembrou que a renovação da irmanação com a cidade de Santos deveria ter ocorrido em 2022, mas, por conta das restrições do período da pandemia, o encontro entre as cidades-irmãs foi prejudicado.

Termo de renovação de irmanação entre as duas cidades foi assinado pelos prefeitos de Santos e Nagasaki — Foto: Isabela Carrari/Divulgação/Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Mk Music

MARIA MARÇAL, Lança novo Single “Então Profetiza”

MARIA MARÇAL, Lança novo Single "Então Profetiza" A adolescente de apenas 14 anos, Maria Marçal, conquistou corações de todas idades e se tornou trend viral nos últimos seis meses com “Deserto”, “Infinito”, “Uma Coisa Nova”… Sua voz grave, forte e interpretação natural e única deram uma sacudida no segmento, inclusive, impactando os apps de música, YouTube e redes sociais. Depois de apresentar seu primeiro single inédito, “Deixa”, que teve uma […]

today27 de setembro de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%