G1 Santos

Santos lança Operação Verão 2024 com novos drones e maior efetivo da Guarda Municipal da história nas praias

today16 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

O verão começa oficialmente a partir de sexta-feira (22), mas o esquema de segurança da prefeitura se inicia neste fim de semana e segue até o Carnaval. O objetivo é garantir a segurança de moradores e turistas na alta temporada, pois a expectativa é que Santos receba 3 milhões de pessoas. A Operação Verão da Polícia Militar (PM) será lançada nesta segunda-feira (18).

O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel, explicou que um dos destaques da Operação Verão é o recorde no efetivo da GCM nas praias. “Serão muitos guardas municipais exclusivamente para trabalhar junto aos turistas e moradores”, disse em entrevista à TV Tribuna, afiliada a Globo no litoral de São Paulo.

Segundo a prefeitura, 230 agentes estão designados para atuar, em forma de revezamento, exclusivamente na região da orla. O número é aproximadamente 30% maior do que em anos anteriores, quando 180 guardas trabalhavam nas praiais.



No entanto, as outras áreas do município seguirão recebendo ações de segurança. “Não vamos ter prejuízo no policiamento, na fiscalização, nas operações e forças-tarefas no restante da cidade”, garantiu o secretário. Ao todo, serão 427 guardas atuando em todas as regiões.

Além disso, 20 guarda-vidas contratados pela Prefeitura de Santos, por meio do programa Salva Surf, em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foram apresentados no evento deste sábado (16).

Durante o lançamento da Operação Verão, novas viaturas que estavam previstas no programa Santos Mais Segura foram apresentadas. Elas serão atualizadas no patrulhamento e em ações nas vias e espaços públicos.

Novas viaturas foram apresentadas pela Prefeitura de Santos (SP) — Foto: Vanessa Medeiros/TV Tribuna

Ao todo, foram seis motos (para rondas ostensivas), seis SUVs (para patrulhamento) e quatro bases móveis (para atuação comunitária). A frota atual da Secretaria de Segurança possui atualmente 115 veículos, entre ônibus, bases, carros, motos, quadriciclos, bikes e bote.

Os quadriciclos serão utilizados pelos guardas municipais na faixa de areia e, quando não tiverem em circulação, ficarão posicionados próximos aos pontilhões. Enquanto isso, as viaturas que não estiverem em operação, estarão estacionadas junto aos canais. Ao todo, os veículos e equipes ficarão em 15 tendas de apoio da Prefeitura de Santos

Para o secretário de Segurança, a “cereja do bolo” entre os novos equipamentos são os novos drones com transmissão de imagens em tempo real.

“Os que nós tínhamos até então permitiam gravação e foto. Esse vai transmitir tudo que for de interesse da área de segurança, da área de salvamento do bombeiro, na área da Defesa Civil, enfim, e será transmitido ao vivo para o nosso Centro de Controle Operacional. Isso aumenta o nosso olhar sobre a cidade sobre os pontos críticos”.

Para que os novos equipamentos fossem manuseados com maestria, dois agentes da GCM participaram de curso de operação do sistema de aeronaves remotamente pilotadas (drones) na Academia de Formação da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

A Prefeitura de Santos também informou que formalizou pela primeira vez um convênio com a Polícia Ambiental para intensificar as ações de prevenção em áreas de preservação ambiental e evitar ocupações irregulares, principalmente nos Morros e Área Continental.

Devido às festas de fim de ano e a grande movimentação de pedestres e motoristas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos realizará a ‘Operação Natal’ nas travessias de pedestres da área dos shoppings.

Além de auxiliar os pedestres, os agentes irão intervir para solucionar eventuais ocorrências que comprometam a fluidez do tráfego, como fila dupla e estacionamento irregular.

Além disso, a CET-Santos fará monitoramento, por meio de viaturas e câmeras, dos principais acessos à cidade, como Avenida Martins Fontes, divisa da praia Santos/São Vicente e proximidades do bolsão de embarque à balsa Santos/Guarujá.

Os semáforos exclusivos para pedestres na orla, que normalmente funcionam no modo amarelo piscante da meia-noite às 5 horas, passam a operar das 2 às 5 horas. Ao todo, o efetivo operacional da CET-Santos que estará atuando na Operação Verão é de 215 agentes e 33 viaturas.

Os ciclistas também serão orientados sobre o tráfego de forma correta e adequada nas ciclovias a partir do próximo dia 20. Agentes de trânsito vão circular, diariamente, com bicicletas, em toda a extensão da ciclovia da orla.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governador-de-sp-sinaliza-construcao-de-terceira-pista-para-ampliacao-do-sistema-anchieta-imigrantes

G1 Santos

Governador de SP sinaliza construção de terceira pista para ampliação do Sistema Anchieta-Imigrantes

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou à deputada estadual Solange Freitas (União) que está trabalhando no projeto de uma terceira pista do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), principal ligação da capital paulista com a Baixada Santista. Tarcísio gravou um vídeo com a parlamentar, que liderou uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sobre a ampliação e modernização das rodovias que compõe o sistema. Além […]

today16 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%