G1 Santos

Santos oferece tratamento emergencial contra a Covid-19

today19 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, começou a oferecer nesta segunda-feira (19) um tratamento emergencial para pacientes com Covid-19. O medicamento Nirmatrelvir+Ritonavir, mais conhecido como Paxlovid, é fornecido pelo Governo Federal e tem autorização temporária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A remessa recebida pela administração municipal é suficiente para o tratamento de 128 moradores. O medicamento é voltado a pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos e idosos com mais de 65. Todos devem ter testado positivo para a doença e estar entre o 1º e 5º dia de sintomas, além de apresentar quadro clínico leve ou moderado de covid-19 e não precisar de oxigênio suplementar.

O paciente também deve apresentar o formulário de prescrição – Nirmatrelvir/Ritonavir preenchido pelo médico. O documento, disponível para download no site da prefeitura e será cobrado na retirada do medicamento, no ambulatório de especialidades Nelson Teixeira, na Rua Manoel Tourinho, 395, no bairro Macuco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.



De acordo com a administração municipal, a entrega do remédio segue rigorosas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, considerando as recomendações do fabricante, da Anvisa e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

O que diz o infectologista

Ao g1, o médico infectologista Roberto Focaccia destacou a importância de uma avaliação médica antes de fazer uso do Paxlovid. “Essa medicação é para uso por cinco dias em pacientes no início da doença. Não pode ser usado em fases críticas”, explicou.

Segundo Focaccia, os estudos em relação ao remédio ainda são iniciais e, portanto, as reações nos pacientes devem ser acompanhadas. “Supostamente, o que se deduz por estudos iniciais é que [o remédio] reduziria estatisticamente o tempo de internação e mortalidade. Quanto aos efeitos colaterais, parece que não oferece maiores riscos”, disse.

A prefeitura ressaltou que o paciente medicado terá a evolução do quadro clínico acompanhada e, para tanto, deverá concordar com a disponibilização dos seus dados pessoais, mediante a assinatura de formulário.

O Paxlovid contém compridos de Nirmatrelvir (cor rosa) e Ritonavir (branco). De acordo com a bula, pessoas lactantes devem interromper a amamentação durante o tratamento e por mais sete dias após a última dose.

Em casos de pacientes com insuficiência renal moderada, a dose deve ser adaptada. O medicamento não é recomendado para gestantes.

O Paxlovid interage com diversos medicamentos, sendo alguns de uso impeditivo e outros de uso com precaução. As interações medicamentosas podem ser consultadas no site e no Guia do Ministério da Saúde de uso do antiviral nirmatrelvir/ritonavir em pacientes com covid-19, não hospitalizados e de alto risco.

  • Início do tratamento após o 5º dia dos primeiros sintomas
  • Uso em pessoas com peso inferior a 40kg
  • Uso em pacientes com insuficiência renal grave ou dialítica, uma vez que a dose para essa população ainda não foi estabelecida
  • Uso em pacientes com insuficiência hepática grave conhecida ou suspeita de cirrose e insuficiência hepática grave
  • Uso com cautela em pacientes com doenças hepáticas preexistentes, anormalidades das enzimas hepáticas ou hepatite
  • Quaisquer hipersensibilidades aos componentes da fórmula

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-tem-sete-vagas-de-emprego-nesta-terca-feira-(20)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá tem sete vagas de emprego nesta terça-feira (20)

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas 2 vagas – Atendente de lojas (vaga temporária) Mínimo de seis meses de experiência sem comprovação em carteira                                 Ensino Médio completo Para trabalhar em Riviera de São Lourenço 1 vaga – Farmacêutico Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira                                  Ensino Superior completo em Farmácia 2 vagas – Montador de Andaimes (Edificações) Mínimo de seis […]

today19 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%