G1 Santos

Santos, SP, inaugura unidade móvel de coleta de leite humano

today4 de maio de 2024 2

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, lançou uma unidade móvel de coleta de leite humano. O serviço funciona dentro de uma van e passará em maternidades infantis da cidade para recolher leite doado, que será destinado ao único Banco de Leite Humano do município, localizado no Hospital Guilherme Álvaro (HGA).

O serviço foi lançado no mês do 11º aniversário do programa Mãe Santista, que cuida da mãe e do bebê do pré-natal ao segundo ano de vida. Segundo a administração municipal, a expectativa é aumentar a quantidade de leite doado e, consequentemente, fortalecer a saúde dos bebês em UTI.

A van irá percorrer toda a cidade, inclusive policlínicas, principalmente, em dias de grupo de aleitamento materno. Durante as paradas, uma equipe irá orientar as mães sobre a importância da amamentação, as convidando para doarem leite. A retirada é feita dentro do espaço móvel. O ambiente é 100% climatizado, dentro das normas voltadas à prevenção de infecções.



A ordenha do leite poderá ser realizada por até duas mães simultaneamente, que serão acompanhadas por técnicos e separadas por uma divisória para mais privacidade. O alimento doado é armazenado em um refrigerador até a entrega.

Equipe irá orientar as mães sobre a importância da amamentação, as convidando para doarem leite. — Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Após o processo de doação, o leite será oferecido a bebês internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) neonatais dos hospitais do município: Guilherme Álvaro (estadual), Silvério Fontes e Estivadores, e em maternidades de outras cidades da região.

A aquisição do veículo e a equipagem foram feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Deab). O investimento foi de R$ 411 mil.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-feminista-saudita-fotografada-sem-veu-e-condenada-a-11-anos-de-prisao-por-‘terrorismo’

G1 Mundo

A feminista saudita fotografada sem véu e condenada a 11 anos de prisão por ‘terrorismo’

A personal trainer Manahel al-Otaibi, de 29 anos, foi condenada com base em acusações relacionadas às suas escolhas de vestimenta e à manifestação de suas opiniões online, afirmaram a Anistia Internacional e a organização de direitos humanos ALQST. Entre suas publicações nas redes sociais, estavam apelos para o fim do sistema de tutela masculina e vídeos dela fazendo compras sem abaya (vestido ou manto longo islâmico), acrescentaram. Diplomatas sauditas disseram […]

today4 de maio de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%