G1 Santos

Santos suspende aulas presenciais em escola municipal após surto de diarreia entre alunos e funcionários

today13 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

A Unidade Municipal de Ensino (UME) João Papa Sobrinho, no bairro Gonzaga, atende 360 alunos do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, portanto crianças de 6 a 11 anos. A prefeitura informou que 12 funcionários e 71 estudantes apresentaram sintomas como diarreia, dor no estômago e fraqueza no retorno às aulas após o Dia de Finados, no último dia 2.

O comunicado colocado na porta da escola diz que o retorno das aulas está previsto para quinta-feira (16) (veja acima). Mas, em nota, a prefeitura informou que as atividades presenciais voltarão quando o surto passar. Durante a suspensão, os alunos receberão atividades para serem feitas em casa.

Caroline Merlini, de 31 anos, contou ao g1 que não levou a filha, de 11, ao hospital porque ela teve sintomas leves. Mas, de acordo com a mãe, outras crianças foram dispensadas mais cedo para receber atendimento médico.



“Alguns tiveram que ir para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento]. Lá, foram feitos exames e detectaram infecção intestinal. Uma das crianças teve que ficar no hospital tomando soro […]. O médico deixou bem claro que seria por algo que comeu ou bebeu”, disse Caroline.

A reportagem ouviu outros responsáveis por alunos, que confirmaram o ocorrido. Eles acreditam que o surto tenha sido causado pela ingestão da água ou alimentos da unidade de ensino.

Aulas da UME João Papa Sobrinho foram suspensas com o intuito de evitar o avanço do surto de diarreia — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

A prefeitura, no entanto, afirmou que, na quarta-feira (8), a Vigilância Epidemiológica (Seviep) e a Sanitária (Sevisa) vistoriaram a escola e não encontraram possíveis fontes de infecção ou situações irregulares na higiene, manipulação, conservação e armazenamento de alimentos.

Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), a caixa d’água da unidade também foi vistoriada e não apresentou irregularidades. Nesta semana, a Sevisa coletará uma amostra da água da escola e encaminhará para análise no Instituto Adolfo Lutz.

A Seviep solicitou a coleta de amostras de fezes dos alunos e funcionários que apresentaram os sintomas. O objetivo será analisar e identificar o agente causador da doença.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

programa-de-prevencao-as-drogas-e-violencia-nas-escolas-forma-mais-250-estudantes

Prefeitura de Guarujá

Programa de Prevenção às Drogas e Violência nas escolas forma mais 250 estudantes

Nesta terça (14) e quinta-feira (16), a Prefeitura realiza solenidade em duas unidades de ensino, junto a familiares e autoridades locais A Prefeitura de Guarujá forma, nesta terça (14) e quinta-feira (16), mais 250 estudantes no Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV), desenvolvido na rede municipal de ensino. O primeiro dia de solenidade é exclusivo aos alunos do 5°ano da E.M. Vereador Afonso Nunes, que fica na Rua Rui Barbosa, 365, no Parque Estuário, em […]

today13 de novembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%