G1 Santos

Santos testará barreira com redes de pesca e plantas aquáticas em canal para melhorar qualidade da água da praia

today8 de junho de 2023 8

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, vai instalar uma barreira flutuante no canal 5 para evitar que lixo e demais resíduos escapem para o mar. A estrutura será mantida por um período teste de seis meses. O modelo já em produção é composto por itens reaproveitados, como redes de pesca e bombonas (garrafões) de materiais de limpeza.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a barreira flutuante contará com uma ilha com plantas aquáticas conhecidas como aguapés ou Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) cuja função é filtrar a matéria orgânica.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, ressaltou que afora a função estética, o uso de plantas filtradoras pode possibilitar uma melhor qualidade das águas de drenagem que chegam às praias.



O projeto foi idealizado pelos estagiários de Engenharia Ambiental da Semam, sob a supervisão da bióloga Débora Mandaji, mestre em saneamento básico. Caso as estruturas sejam aprovadas após o período de testes, o modelo tende a ser replicado nos demais canais.

A prefeitura informou, em nota, que desde 2017 o Programa de Identificação das Fontes de Resíduos Marinhos possibilitou a instalação das barreiras flutuantes nos canais, entre outras iniciativas.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criminoso-com-historico-de-roubos,-furtos-e-homicidio-e-preso-pela-11a-vez-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Criminoso com histórico de roubos, furtos e homicídio é preso pela 11ª vez no litoral de SP

Ele estava solto há menos de três meses e foi detido após roubar a bicicleta e bolsa de uma mulher em Guarujá, SP. Homem é preso 11 vezes em três meses após ser solto no litoral de SP — Foto: Polícia Militar Um criminoso de 47 anos foi preso após roubar a bicicleta e a bolsa de uma mulher em Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com o […]

today8 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%