G1 Santos

São Vicente, SP, tem dois novos vereadores após recontagem de votos das eleições de 2020

today2 de junho de 2023 8

Fundo
share close

A Câmara Municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo, tem dois novos vereadores a partir desta sexta-feira (1). A decisão foi confirmada após a recontagem dos votos da eleição de 2020, realizada na sede da 177ª Zona Eleitoral. Felipe Roma, o Rominha (PP) e Alfredo Moura (Pros) terão o direito de assumir uma cadeira no legislativo, após a conferência da prestação de contas.

A recontagem foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou os votos dos vereadores Wagner Cabeça e Eduardo Oliveira, após um recurso especial de investigação judicial eleitoral, que apontava que houve violação à cota de gênero, do antigo Partido Social Liberal (PSL).

De acordo com o juiz eleitoral, Mario Roberto Negreiros Velloso, havia uma exigência do TSE. Parte das cotas dos partidos tinham que ser reservadas às mulheres. “O Tribunal entendeu que o partido usou candidatas “laranja”, que seriam apenas para compor a quantidade necessária na chapa e que não estariam participando efetivamente do pleito”.



Ainda segundo o juiz, com a comprovação, o TSE anulou os votos e uma nova contagem foi realizada. “O que fizemos foi a formalizada a decisão do Tribunal. Cumprimos a efetividade da decisão e em função da retirada dos vereadores. A recontagem nomeou os novos”, disse ele.

A autoridade proclamou eleito Felipe Roma, o Rominha (PP), com 2167 votos e Alfredo Moura (Pros), com 1819. Eles passarão pela fiscalização da prestação de contas. Se aprovadas, os dois tomam posse como membros do Legislativo.

Dois novos vereadores assumirão os cargos na câmara de São Vicente

Dois novos vereadores assumirão os cargos na câmara de São Vicente

O processo digitalizado na sede do cartório durou cerca de 20 minutos. De acordo com a chefe do cartório, Cibele Nascimento Neri, o procedimento foi tranquilo e os eleitos já foram proclamados. “Encaminhamos o ofício e o relatório da totalização dos votos para Câmara dos Vereadores. Os dois novos vereadores serão empossados”, explicou.

A Câmara Municipal informou que foi comunicada formalmente pela Justiça Eleitoral. O órgão disse ainda que uma solenidade de posse ocorrerá nesta sexta-feira no Gabinete da Presidência.

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-enfrenta-pinda-pelo-campeonato-paulista-de-futsal-sub-20-nesta-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá enfrenta Pinda pelo Campeonato Paulista de Futsal Sub-20 nesta sexta-feira

Além do futsal, basquete e handebol também prometem movimentar o cronograma das equipes do Município nesta semana O time de futsal masculino Sub-20 inicia a programação esportiva dos próximos dias recebendo o Pinda Futsal nesta sexta-feira (02), às 20h30. A partida acontece pelo Campeonato Paulista de Futsal no Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). Os times que defendem a Prefeitura de Guarujá também disputam […]

today2 de junho de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%