G1 Mundo

Sarcófago é encontrado em cemitério romano de 2 mil anos na Faixa de Gaza

today15 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

Outras 90 sepulturas já foram descobertas no local, que serviu como porto marítimo greco-romano séculos atrás.


Restos mortais encontrados em uma sepultura no local de um cemitério romano de 2.000 anos, descoberto no ano passado, no norte da Faixa de Gaza, em 14 de fevereiro de 2023. — Foto: Government Media Office/Handout via REUTERS



Um sarcófago foi descoberto em um cemitério de 2 mil anos da era romana no norte da Faixa de Gaza, afirmou o Ministério de Antiguidades da Palestina nesta terça-feira (14). O caixão é feito de chumbo e provavelmente pertenceu a um indivíduo importante da sociedade da época.

Tareq Al-Af, porta-voz do ministério, disse em comunicado que o sarcófago ainda não foi aberto, pois os arqueólogos locais estão esperando a chegada de estudiosos de outros países que são especializados em analisar artefatos do tipo.

“Para preservá-lo, o ministério selou a área e o sarcófago foi transferido para o depósito de antiguidades, para que possa ser identificado com a participação de especialistas franceses que devem chegar”, disse Al-Af.

Potes de barro e outros pertences que apontam para a época romana, há cerca de 2.000 anos, também foram encontrados no cemitério. De acordo com Al-Af, séculos atrás, aquela área da Faixa de Gaza serviu como porto marítimo greco-romano.

Até agora, 90 valas individuais e coletivas foram encontradas no local, que está sendo supervisionado por uma equipe francesa de especialistas. O sarcófago foi descoberto no ano passado por trabalhadores da construção civil enquanto trabalhavam em um projeto habitacional financiado pelo Egito.

Uma equipe de especialistas arqueológicos preserva um caixão romano recém-descoberto em uma caixa de madeira no local de um cemitério romano de 2.000 anos no norte da Faixa de Gaza, em 14 de fevereiro de 2023. — Foto: Government Media Office/Handout via REUTERS

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-se-sabe-sobre-acidente-de-trem-que-gerou-nuvem-toxica-e-evacuacao-nos-eua

G1 Mundo

O que se sabe sobre acidente de trem que gerou nuvem tóxica e evacuação nos EUA

O incêndio gerou uma fumaça tóxica que cobriu a pacata cidade de East Palestine e levou à evacuação de quase 2 mil pessoas. Diante do risco de explosão de cinco dos 50 vagões descarrilados, as autoridades iniciaram a liberação controlada de diversos produtos tóxicos no ambiente. Enquanto as autoridades afirmam que a mitigação do problema e o retorno ao normal são algo para o longo prazo, a preocupação com as […]

today15 de fevereiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%