Um gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), conhecido como saruê, foi resgatado pela Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental em um estabelecimento de reciclagem no distrito de Vicente de Carvalho em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Ao g1, o biólogo Jorge dos Santos, informou, neste domingo (1), que os hábitos noturnos dos saruês tornam raras as aparições deles durante o dia. Ainda segundo o biólogo, os gambás-de-orelhas-pretas têm uma dentição muito afiada e forte mas não são considerados animais perigosos.
Entretanto, ele ressalta que é bom mantê-los afastados, principalmente de animais domésticos. De acordo com Jorge, a espécie é atraída por resíduos domésticos, como alimentos descartados de maneira irregular.
No caso, o saruê em questão foi resgatado pro profissionais da GCM Ambiental, que sabiam como lidar com o animal.
Segundo os guardas que atenderam a ocorrência, o saruê não tinha ferimentos no corpo e foi encaminhado para a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro, com acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Guarda Civil Ambiental de Guarujá resgata saruê em empresa de reciclagem — Foto: Guarda Civil Ambiental de Guarujá
O saruê é um marsupial, o animal tem uma espécie de bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.
Sob forte estresse, ele pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. É um importante agente disseminador de sementes, ele ajuda a recuperar ambientes degradados na natureza.
Com a redução das áreas de Cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. Mas não deve ser criado como animal doméstico.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)