G1 Mundo

Segunda Guerra: último sobrevivente de navio afundado pelo Japão em ataque contra Pearl Harbor morre aos 102 anos nos EUA

today2 de abril de 2024 4

Fundo
share close

Lou Conter, o último sobrevivente do USS Arizona, barco que afundou depois do ataque japonês à base de Pearl Harbor, dos Estados Unidos, faleceu aos 102 anos nesta segunda-feira (1º), segundo a instituição de caridade que homenageia as vítimas do bombardeio.

Conter era um oficial de 20 anos quando ajudou a resgatar seus colegas da Marinha em 7 de dezembro de 1941, depois que a frota dos EUA no Pacífico foi alvo do ataque surpresa. Cerca de 2.000 americanos morreram, e a base naval do Havaí ficou destruída.

Mais de 1.100 pessoas a bordo do USS Arizona faleceram. Muitos dos corpos ainda estão dentro da embarcação afundada.



O bombardeio empurrou os EUA para a Segunda Guerra Mundial.

Piloto, Lou foi derrubado duas vezes

Conter se tornou piloto na Segunda Guerra Mundial e foi derrubado duas vezes, inclusive em frente à costa de Nova Guiné, onde ele e sua tripulação desembarcaram em águas cheias de tubarões.

Como oficial de inteligência, voou em missões de combate na Coreia e criou o primeiro programa SERE (Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração) da Marinha, que ensina a sobreviver e “retornar com honra” em cenários de sobrevivência.

Além disso, foi assessor militar de três presidentes: Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson.

Aileen Utterdyke, presidente e diretora-executiva da Pacific Historic Parks, a organização sem fins lucrativos que homenageia os mortos no ataque, disse que essa é uma perda comovente. “Lou Conter personificou o que significava pertencer à Geração Grandiosa, americanos cujo valor coletivo, conquistas e sacrifícios salvaram o nosso país da tirania”.

Segundo ela, Lou teve uma carreira exemplar na Marinha e foi firme “em pedir às escolas, aos pais e aos americanos comuns que sempre se lembrassem de Pearl Harbor”.

A Pacific Historic Parks afirmou que Conter faleceu em sua casa em Grass Valley, no estado da Califórnia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

adolescente-mata-colega-e-fere-outros-dois-em-ataque-a-tiros-na-finlandia

G1 Mundo

Adolescente mata colega e fere outros dois em ataque a tiros na Finlândia

Um menor suspeito de abrir fogo e balear os adolescentes foi detido após fugir do local, acrescentou a polícia local, que seguia na região da escola Viertola horas após a ação. As vítimas e o menino detido têm 12 anos, segundo a polícia. As crianças atingidas foram levadas a um hospital da região, disse um porta-voz da polícia à Reuters. Uma delas, porém, teria morrido imediatamente. De acordo com a […]

today2 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%