G1 Mundo

Segundo carregamento com mais de 300 toneladas de alimentos para Gaza sai do porto de Chipre

today30 de março de 2024 1

Fundo
share close

Navios com 332 toneladas de alimentos para a Faixa de Gaza deixaram o porto cipriota de Lárnaca neste sábado (30) em um comboio que chegará ao território palestino no início da próxima semana, disseram autoridades.

O carregamento que partiu de Chipre é o segundo deste mês. Durante 17 anos, Israel impôs um bloqueio naval que impedia que embarcações como essa chegassem à Faixa de Gaza, mas o governo israelense permitiu ao menos esses dois carregamenos em março deste no.

A ajuda é fornecida pela instituição de caridade norte-americana World Central Kitchen (WCK) para palestinos que estão passando fome.



Os itens serão levados em um navio de carga e em uma barca rebocada por um navio de salvamento. Um rebocador transporta uma equipe de apoio. A viagem terá duração de cerca de 60 horas, disse uma autoridade do Chipre à Reuters.

Em cooperação com Israel, as autoridades do Chipre estabeleceram um corredor marítimo para facilitar a chegada das cargas.

A WCK, que está ativa na Faixa de Gaza há meses, organizou a missão com a instituição de caridade espanhola Open Arms, com financiamento principalmente dos Emirados Árabes Unidos e apoio das autoridades cipriotas.

Construção de cais na Faixa de Gaza

Na sua primeira missão, no início de março, a WCK construiu um cais improvisado com escombros para descarregar quase 200 toneladas de alimentos no local, que não possui instalações portuárias. O comboio de sábado inclui duas empilhadeiras e um guindaste para auxiliar nas futuras entregas marítimas, além de uma equipe para operar o guindaste.

Em paralelo, os Estados Unidos planejam construir um cais flutuante na costa de Gaza para receber ajuda. A meta para conclusão da obra é 1º de maio, mas pode estar pronto por volta de 15 de abril, disse o presidente cipriota, Nikos Christodoulides, na noite de sexta-feira, citando informações obtidas com autoridades norte-americanas no início da semana.

Por ora, os EUA estão entregando itens de ajuda humanitária via aérea. Veja no vídeo abaixo.

EUA enviam sua 1ª ajuda humanitária por avião a Gaza

EUA enviam sua 1ª ajuda humanitária por avião a Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-disputa-geopolitica-pelas-riquezas-do-fundo-do-oceano

G1 Mundo

A disputa geopolítica pelas riquezas do fundo do oceano

Esses minerais de águas profundas também podem ser usados para a fabricação de equipamentos e armas militares. Embora ainda não tenham sido extraídos minerais das profundezas do fundo do mar, empresas privadas e agências governamentais, incluindo potências mundiais como China, Índia e Rússia, participam de uma verdadeira corrida para garantir o feito. A Zona Clarion-Clipperton, no Oceano Pacífico norte, a Dorsal Mesoatlântica, no Oceano Atlântico norte, o Oceano Índico e […]

today30 de março de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%