G1 Mundo

Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados de Gaza chega ao Brasil

today12 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que os trouxe pousou em Brasília pouco antes das 4h da manhã (horário local), após um voo sem escalas que partiu de Cairo, no Egito, na noite de domingo (10).

O grupo conseguiu deixar a Faixa de Gaza na manhã de sábado (9), pela fronteira de Rafah, situada na divisa entre o sul do território palestino e o nordeste do Egito. De lá, eles foram levados até a capital egípcia e, então, foram trazidos para o Brasil.

Brasileiros e palestinos que Itamaraty retirou da Faixa de Gaza embarcam em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no aeroporto do Cairo, no Egito, para o Brasil, em 10 de dezembro de 2023. — Foto: Ministério das Relações Exteriores/ divulgação



O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, disse ao g1 que o grupo resgatado tem mais palestinos que brasileiros, já que muitos são parentes de pessoas que deixaram o território na primeira ocasião. São 37 palestinos e 11 binacionais brasileiro-palestinos.

O grupo conta com 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres, duas delas idosas, e quatro homens adultos.

Inicialmente, o Brasil apresentou uma lista solicitando o resgate de 102 pessoas neste segundo grupo. No entanto, 24 nomes foram vetados por Israel e Egito — os dois países revistam e autorizam quem pode ou não sair da Faixa de Gaza.

Até a última atualização desta reportagem, o governo brasileiro não havia informado os motivos para vetar os 24 nomes. Deles, sete têm cidadania brasileira.

O grupo passará pelo menos dois dias em Brasília antes de seguir para abrigos ou para a casa de parentes. O governo fornecerá alimentação, apoio médico e psicológico para os repatriados. Quem precisar terá a carteira de vacinação atualizada.

Crianças de 2º grupo retirado pelo governo brasileiro da Faixa de Gaza conversam com militar do Brasil no controle fronteiriço do Egito, em 9 de dezembro de 2023. — Foto: Itamaraty




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bolsonaro-aclamado-marca-inicio-de-um-novo-tempo-na-argentina-com javier milei

Pleno News

Bolsonaro aclamado marca início de um novo tempo na Argentina com Javier Milei

Marco Feliciano - 12/12/2023 10h55 Bolsonaro na posse de Javier Milei Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni A importância de uma pessoa se dá pelas suas atitudes no presente e no passado, e o que vislumbramos de sua contribuição para o futuro. Neste domingo (10), ocorreu a cerimônia de posse do presidente Javier Milei, na Argentina. Essa cerimônia carrega um forte peso de liturgia, pois, se trata do início de uma nova […]

today12 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%