G1 Mundo

Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados de Gaza embarca para o Brasil

today10 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

Esta segunda leva, composta por 48 pessoas, embarcou no aeroporto internacional do Cairo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que na manhã de sábado (9) saiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Egito, para buscar o grupo.

Eles serão levados até Brasília, em um voo sem escalas com chegada prevista para a madrugada de segunda-feira (11).

O grupo conseguiu deixar Gaza na manhã de sábado, pela cidade fronteiriça de Rafah, que faz divisa entre o sul do território palestino e o nordeste do Egito. De lá, foram levados até o Cairo.



Nomes cortados por Israel

Quarenta e sete brasileiros e parentes cruzam fronteira da Faixa de Gaza para o Egito

Quarenta e sete brasileiros e parentes cruzam fronteira da Faixa de Gaza para o Egito

A primeira lista tinha mais de cem nomes, dos quais 24 foram vetados por Israel e Egito. Os dois países revistam e autorizam a saída de todos os nomes propostos pelas embaixadas de países com cidadãos na Faixa de Gaza.

Até a última atualização desta reportagem, o governo brasileiro não havia informado os motivos para vetar os 24 nomes. Entre eles, sete têm cidadania brasileira.

Como adiantado por Candeas, o grupo tem mais palestinos que brasileiros, já que muitos são parentes de pessoas que deixaram o território na primeira leva. Na lista, estão:

  • Onze cidadãos com dupla nacionalidade (brasileira e palestina);
  • Trinta e seis palestinos.

Desse total, 27 são crianças e adolescentes. Há também 16 mulheres, entre elas duas idosas, e quatro homens. Atualmente, após centenas de estrangeiros já terem conseguido deixar a Faixa de Gaza, o governo de Israel tem priorizado a saída de mulheres e crianças.

Em novembro, após mais de um mês de espera, 32 pessoas deixou a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. No grupo estavam 22 brasileiros e dez palestinos.

Também neste domingo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está em Buenos Aires para a posse de Javier Milei, se reuniu com o chanceler de Israel, Eli Cohen.

Segundo o Itamaraty, os dois trataram de relações bilaterais e da segunda lista de brasileiros e parentes palestinos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

milei-toma-posse-como-presidente-e-diz-que-argentina-‘em-ruinas’-exige-cortar-gastos:-‘no-hay-plata’

G1 Mundo

Milei toma posse como presidente e diz que Argentina ‘em ruínas’ exige cortar gastos: ‘No hay plata’

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, disse no primeiro discurso após assumir o cargo, neste domingo (10), que herda um país em estado catastrófico, com alto endividamento e inflação, e que será necessário adotar medidas de choque e cortar gastos para estabilizar a economia. "Nestes dias muito se falou sobre a herança que vamos receber. Que fique claro: nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo", disse […]

today10 de dezembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%