Prefeitura de Guarujá

‘Semeando Música’ incentiva e transforma vida de estudantes em Guarujá

today28 de julho de 2023 2

share close

Mais de 80 instrumentos novos acabam de ser entregues à banda de fanfarra da Escola Municipal Gladson Jafet, que conta com o projeto social em concepção diferenciada desde 2021

Um universo de possibilidades, aprendizado e experiências. É isso que a Prefeitura de Guarujá, por meio do projeto ‘Semeando Música’, vem proporcionando a dezenas de estudantes da Escola Municipal Gladson Jafet, na Vila Lygia. São crianças e jovens que ganharam mais um importante incentivo na quarta-feira (26): 84 instrumentos novos para a banda de fanfarra. A entrega contou com a presença de autoridades locais, alunos e familiares.

Entre os equipamentos estão bumbos, pratos de latão, surdos, liras, baquetas, talabartes, flautas, suportes e estantes para partitura, adquiridos por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Além disso, outras 10 escaletas também foram doadas.

Para o secretário de Educação de Guarujá, investir nas crianças é o caminho. “Adultos responsáveis são frutos de muitos esforços e, fortalecendo iniciativas como essa, consolidamos o nosso compromisso. Espero que façam bom uso dos instrumentos, e que o projeto alcance cada vez alunos”, destacou o titular da pasta.

Nova concepção



Idealizado pelo maestro e servidor público Roberto Martins, o ‘Semeando Música’ começou a ser desenvolvido na Escola Municipal Gladson Jafet em 2021. A proposta nasceu de um projeto antigo do Governo Federal, que mudou realidade de diversas gerações por meio da arte e do esporte.

Com aulas de segunda a sexta-feira, sempre no contraturno escolar, atualmente 56 alunos do Ensino Fundamental I e II participam da oficina de música com ensinamento teórico e prático. Todos também integram a tradicional banda de fanfarra da unidade.

O aprendizado enriquece tanto, que gera voluntários fiéis. Uma delas é a estudante de Administração Kailani Molina, de 20 anos. Moradora do bairro Santa Rosa, há uma década ela passou pela primeira concepção do projeto. “Assim que aprendi a tocar flauta, ganhei novas perspectivas e até uma melhora significativa da minha bronquite. O que a música fez comigo é impagável e multiplicar isso agora faz parte de mim”, compartilhou.

Já para quem está imerso no programa musical agora como aluno, a exemplo do Rafael Moraes, de 14 anos, a meta é aproveitar a oportunidade ao máximo. “Aqui, além de manusear os instrumentos, aprendo valores como o respeito ao próximo. Quero realizar diversos sonhos, em especial, o de me formar e ter meu trabalho reconhecido internacionalmente”, sinalizou.

Também precisam tirar boas notas

Para garantir a matricula no ‘Semeando Música’, os estudantes também precisam tirar boas notas nas demais disciplinas da grade curricular da escola, elevando o rendimento em classe. Os pais e responsáveis aprovam a iniciativa, além de dar todo o apoio durante as aulas.

Emocionado, o maestro Roberto Martins enfatizou que a sua maior recompensa está em cada um que alcançou com a música. “A arte salva e a felicidade de ver tantas vidas dentro da escola, ao invés da rua, é indescritível. Sou imensamente grato a todos vocês que nos fortalecem nessa jornada,” finalizou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Prefeitura de Guarujá

Circo Estoril segue em Guarujá até 14 de agosto

Apresentações ocorrem segunda, quinta, sexta, sábado e domingo; o circo funciona no estacionamento do Ginásio Guaibê Munícipes e turistas ainda podem aproveitar para conhecer o Circo Estoril. Isso porque a companhia, que faria seu último espetáculo no domingo (30), prorrogou a permanência em Guarujá até 14 de agosto. O endereço é no estacionamento do Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). O circo é formado pela tradicional Família Portugal – hoje em sua quarta geração […]

today28 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%