G1 Mundo

Senado francês aprova nova versão da reforma da previdência; texto ainda precisa passar pelos deputados

today16 de março de 2023 10

Fundo
share close

193 parlamentares votaram a favor, 114 contra, de 307 eleitos. 38 abstiveram-se.

O texto ainda precisa ser revisado e votado pela Assembleia Nacional, onde ficam os deputados eleitos no país. Expectativa é de que o resultado da votação da Assembleia saia ainda nesta quinta-feira.

Um manifestante segura uma imagem que retrata o presidente francês, Emmanuel Macron, furado por uma vara, durante uma marcha contra o plano de reforma da previdência do governo em Paris, França, em 11 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Benoit Tessier



A principal mudança aumentará a idade mínima para aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030. A reforma propõe ainda antecipar para 2027 a contribuição por 43 anos e não 42, como é atualmente, para que o aposentado receba a pensão integral. A ideia com isso é que haja mais anos de contribuição e o governo possa capitalizar mais dinheiro.

Macron promoveu as mudanças previdenciárias como fundamentais para sua visão de tornar a economia francesa mais competitiva. Os sindicatos permaneceram combativos na quarta-feira, pedindo aos legisladores que votassem contra o plano.

Dois terços dos franceses, segundo pesquisas, são contrários ao plano proposto pelo presidente.

Presidente francês, Emmanuel Macron, durante evento do Dia da Bastilha em Paris — Foto: Sarah Meyssonnier/REUTERS

Está marcada para esta quinta-feira à tarde uma votação na Assembleia Nacional, onde a situação é mais complicada. A aliança de centro de Macron perdeu a maioria nas eleições legislativas do ano passado, obrigando o governo a contar com os votos dos conservadores para aprovar o projeto. Os legisladores de esquerda e de extrema direita se opõem fortemente e os conservadores estão divididos, tornando o resultado imprevisível.

A aprovação na Assembleia Nacional daria mais legitimidade ao plano, mas, em vez de enfrentar o risco de rejeição, Macron poderia usar seu poder constitucional especial para forçar o projeto de lei a ser aprovado no parlamento sem votação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-protesto-contra-batida-de-trens,-gregos-paralisam-voos-e-embarcacoes

G1 Mundo

Em protesto contra batida de trens, gregos paralisam voos e embarcações

Por uma falha de coordenação, dois trens se chocaram de frente em 28 de fevereiro, matando 57 pessoas. Além da suspensão dos voos, os navios também permaneceram atracados nesta quinta. Os manifestantes protestam contra a falta de reformas na malha ferroviária, prometida há anos pelo governo. Homem caminha diante de navio próximo a Atenas, na Grécia, em 16 de março de 2023 — Foto: Petros Giannakouris/AP A paralisação, convocada pelos […]

today16 de março de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%