G1 Mundo

Sergei Lavrov, chanceler da Rússia, tem reunião nesta segunda no Itamaraty e deve se encontrar com Lula

today17 de abril de 2023 11

Fundo
share close

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, tem reunião nesta segunda-feira (17) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. Depois, deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

A previsão de encontro entre Lula e Lavrov consta na agenda oficial de Mauro Vieira. A agenda de Lula não havia sido divulgada até a noite deste domingo (16).

De acordo com o governo brasileiro, a guerra entre Rússia e Ucrânia deve ser um dos temas da visita do ministro russo.



A vinda de Lavrov a Brasília ocorre em meio a um momento em que a postura de Lula na política internacional tem despertado contrariedade nos Estados Unidos.

O blog do Camarotti ouviu fontes da diplomacia norte-americana que demonstraram insatisfação com falas de Lula na viagem oficial que ele fez na semana passada à China.

Lula criticou a postura dos Estados Unidos de fornecerem armas para a Ucrânia e disse que o país precisa parar de incentivar a guerra. Lula também responsabilizou a Ucrânia pelo conflito.

Os Estados Unidos, ao contrário, veem a Rússia como responsável pela guerra e, desde o início, comandaram a imposição de sanções econômicas ao país presidido por Vladimir Putin.

China e Rússia são dois dos principais rivais geopolíticos dos Estados Unidos. A China é forte aliada da Rússia e não condena, como o Ocidente, a invasão da Ucrânia.

Lula vem defendendo perante a comunidade internacional a criação de um grupo de países neutros em relação à guerra para negociar a paz entre Rússia e Ucrânia. Ele enfatizou esse ponto na viagem à China e em conversa com o presidente chinês, Xi Jinping. Para Lula, a China exerceria um papel importante nesse eventual grupo.

Em fevereiro, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirmou que a ideia de Lula para o “clube da paz” estava sendo analisada “principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, claro, levando em consideração a situação no terreno”.

O chanceler russo deve chegar por volta de 10h20 ao Itamaraty para a reunião com o ministro das relações exteriores brasileiro.

De acordo com o governo brasileiro, os dois ministros, além da guerra, abordarão parcerias nas áreas de:

  • comércio e investimentos
  • ciência e tecnologia
  • meio ambiente
  • energia
  • defesa
  • cultura
  • educação

Depois, às 13h, está marcada uma declaração à imprensa. A ida ao Palácio do Planalto está prevista para as 15h.

Em Abu Dhabi, Lula diz que decisão sobre guerra na Ucrânia 'foi tomada por dois países'

Em Abu Dhabi, Lula diz que decisão sobre guerra na Ucrânia ‘foi tomada por dois países’

A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. O insumo é crucial para a indústria do agronegócio brasileiro, um dos motores da economia do país.

Em 2022, ano em que começou a guerra na Ucrânia e os russos passaram a sofrer sanções econômicas das potências ocidentais, o comércio bilateral da Rússia com o Brasil atingiu a marca recorde de US$ 9,8 bilhões.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ataque-a-tiros-no-alabama-deixou-28-feridos,-segundo-autoridades-locais

G1 Mundo

Ataque a tiros no Alabama deixou 28 feridos, segundo autoridades locais

O ataque ocorreu na noite de sábado (15) em Dadeville, pequena cidade do Alabama, em um salão onde uma adolescente comemorava seus "Sweet 16" — festa similar à celebração dos 15 anos nos países latino-americanos. Um buraco de bala ainda era visível, neste domingo (16), na porta de vidro do prédio, cercado com as fitas amarelas de plástico usadas pela polícia para isolar cenas de crimes. "Este ato custou tragicamente […]

today16 de abril de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%