Prefeitura de Guarujá

Servidores de Guarujá acolhem pets no ambiente de trabalho

today3 de janeiro de 2024 7

Fundo
share close

Quatro cães que fazem parte do dia-a-dia do Complexo Administrativo e Operacional foram presenteados com crachás de funcionários 

A Prefeitura de Guarujá ganhou quatro reforços especiais como “servidores públicos”. São os cães Raposinha, Scooby, Coreana e Rafael, que ganharam réplicas de crachás de funcionários, na última semana, no Complexo Administrativo e Operacional, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. A iniciativa foi idealizada para enaltecer a presença e apoio diário dos bichinhos no local, que faz parte da Secretaria de Gestão Administrativa.

A atração do espaço é a vira-lata caramelo Raposinha, já que a cachorra é dócil, pede por carinho e foi o maior incentivo por trás da ideia da ação. Ela fez a primeira aparição no Complexo Administrativo e Operacional no ano passado e um fato curioso chamou a atenção de todos: ela chega ao local todos os dias durante o horário do expediente e, depois, volta para sua casa, que fica nas redondezas.

O funcionário Carlos José dos Santos, que trabalha há 22 anos no local, destaca as semelhanças que Raposinha possui com servidores públicos. “Ela fica grande parte do tempo no setor administrativo, senta na cadeira e faz a alegria de todos. Ela chega cedo todos os dias e vai embora ao final do expediente, às 17 horas. Uma funcionária pública nata que virou a inspiração para os crachás”, destaca.

A parte externa do Complexo possui inúmeras funcionalidades, sendo elas, oficinas mecânicas, garagem municipal, almoxarifado central e almoxarifados das secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc). Os outros três bichinhos circulam por esta área, sendo “controladores de acesso” e ajudando os guardas na segurança noturna.



O secretário municipal de Gestão Administrativa (ADM), apoia a iniciativa e considera o convívio entre os animais e os servidores, algo muito positivo na rotina de trabalho do local. “Cada dia mais nós percebemos a importância que os pets têm na vida do ser humano. A convivência com eles só traz alegria no dia-a-dia dos funcionários, além de ser um ato de carinho e amor com estes animais que já fazem parte da família do Complexo Operacional”.

Trio ternura

O tímido Scooby é um vira-lata caramelo que vive no espaço há cerca de quatro anos. Ele foi acometido com botulismo, que o deixou entre a vida e a morte. Com muito amor recebido e o tratamento, Scooby conseguiu vencer a luta contra a doença.

O animal mais antigo no local é a cachorra da raça Collie, Coreana, cujo nome foi atribuído ao fato de possuir olhos puxados. Ela chegou pequena e já vive por lá há cerca de dez anos. Além destes, o carinhoso vira-lata Rafael vive no Complexo Administrativo e Operacional há sete anos. Os três possuem camas na área externa, mas quase sempre dormem dentro da guarita, junto ao guarda noturno responsável.

Convivência que criou vínculos

O agente de serviços gerais, Luiz Miranda Júnior, trabalha no local há cinco anos. Ele conta que recebe muito carinho dos bichinhos durante o expediente. “Trabalho em todos os setores da área externa. Sempre que estou fazendo limpeza ou manutenção, eles me acompanham. Criei um grande carinho por eles”, comenta.

O responsável pelo Complexo Administrativo e Operacional, Ramiro Máximo Filho, analisa a importância da ação como forma de engrandecimento da companhia dos animais e para que eles recebam mais amor. “Durante o ano, inúmeras pessoas passam por aqui. Com o crachá, conseguimos direcionar a atenção que eles merecem receber, já que o item é um chamariz para que essas pessoas queiram tirar fotos e dar mais carinho”, ressalta.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

turista-morre-afogado-em-praia-no-litoral-de-sp;-amigo-se-salvou

G1 Santos

Turista morre afogado em praia no litoral de SP; amigo se salvou

Um turista, de 27 anos, morreu afogado na praia do bairro Guilhermina, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 nesta quarta-feira (3), Gabriel Pereira de Almeida estava acompanhado de um amigo, que foi retirado do mar por banhistas. Ele vivia na capital paulista e estava no litoral com a família. Gabriel estava com familiares e o amigo na praia, na tarde dessa terça-feira (2), quando […]

today3 de janeiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%