G1 Santos

Servidores municipais de Bertioga protestam contra corte de adicional nos salários

today29 de setembro de 2022 11

Fundo
share close

Servidores públicos de Bertioga, no litoral de São Paulo, realizaram uma manifestação contra o prefeito Caio Matheus (PSDB) na noite de quarta-feira (28). De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (SSPMB), os funcionários públicos tiveram um adicional cortado. O benefício era destinado àqueles com Ensino Superior e variava entre 5% a 40% sobre o salário base do cargo.

Segundo a prefeitura, a lei que regulamentava a gratificação foi reconhecida como inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e não há possibilidade de suspender a decisão do Judiciário, sendo obrigatório cumprir a determinação.

Mesmo com chuva, cerca de 200 manifestantes estavam presentes no cruzamento das avenidas Anchieta e 19 de Maio, segundo o Sindicato. As pessoas seguravam faixas e cartazes com dizeres como: ‘prefeito, pague nossas gratificações este mês’ e ‘adicional de Ensino Superior é nosso direito’.

Ao g1, o sindicato explicou que o protesto foi contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) apresentada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que questiona o pagamento de gratificação por Ensino Superior.

Os desembargadores do TJ-SP acataram a ação do MP-SP propondo que seja alterado o artigo 56 da Lei Complementar do Estatuto do Servidor Público Municipal de Bertioga Nº 129 de 1995.



A decisão, assinada em 9 de setembro pelo relator do TJ-SP, Tasso Duarte de Melo, portanto, suspende os pagamentos das gratificações por curso superior.

Segundo Jorge Guimarães, presidente do sindicato, essa suspensão impacta o orçamento dos servidores. “Certamente vai desmotivar e prejudicar o serviço público municipal. Mesmo havendo prazo para recurso, o prefeito decidiu não recorrer da decisão do Tribunal de Justiça, que obriga a Prefeitura a não pagar a gratificação universitária”.

Funcionários públicos de Bertioga fizeram manifestação embaixo de chuva para chamar a atenção contra corte de gratificação — Foto: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga

Entenda o benefício cortado

Art. 56: Será pago aos servidores adicional de remuneração sobre o salário base do cargo, a título de gratificação, por curso superior, não cumulável.

  • Graduação Universitária – 5%;
  • Pós graduação – 7%
  • Mestrado – 10%
  • Doutoramento – 12%
  • Pós-Doutoramento – 15%
  • Título de Especialista ou Título de residência na área de Medicina – 40%

A administração municipal esclareceu que a lei de 1995 que regulamentava a gratificação dos servidores foi reconhecida como inconstitucional pelo TJ-SP sendo assim, segundo a prefeitura, não há recurso que suspenda a decisão. “A administração municipal é obrigada a cumprir a decisão do Judiciário”, afirmou, em nota.

A prefeitura ressaltou que a atualização da legislação municipal em relação aos servidores é uma pauta do Poder Executivo.

“Em um trabalho bem coordenado, com auxílio de consultorias especializadas, a Prefeitura de Bertioga, através das secretarias de Administração e da Fazenda, vem desenvolvendo os estudos necessários para respeitar direitos consolidados dos servidores e, ao mesmo tempo, modernizar o regramento de novas contratações”.

A administração municipal ressaltou que, para garantir maior transparência e participação dos segmentos envolvidos, o projeto de lei, aprovado em primeira votação na Câmara Municipal, apresentado e discutido com servidores, sindicatos e o Legislativo, antes de a proposta ser encaminhada.

“A proposta foi formulada com o objetivo de instituir uma nova forma de valorização da qualificação dos servidores, da melhor forma possível, atendendo à legalidade”, ressaltou, em nota.

Com relação ao protesto desta quarta-feira (28), a prefeitura afirmou que manifestação pacífica é um direito constitucional, “Devendo ser realizada nos limites legais e pautada na verdade”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forum-inter-religioso-municipal-encerra-setembro-amarelo-com-evento-nesta-sexta

Prefeitura de Guarujá

Fórum Inter-religioso Municipal encerra Setembro Amarelo com evento nesta sexta

Encontro acontece, às 19h30, na Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, no Santo Antônio O Fórum Inter-religioso Municipal (FIRM) de Guarujá realiza nesta sexta-feira (30), evento alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O encontro acontece, às 19h30, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua Paulo Orlandi, 51- Santo Antônio). Serão três palestras que abordarão temas como identificar os sinais de depressão, além […]

today29 de setembro de 2022 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%