G1 Santos

Sistema de combate a enchentes é testado em Santos

today12 de maio de 2023 5

Fundo
share close

Um equipamento para pôr fim nos alagamentos causados pelas chuvas na Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo, foi testado na última quinta-feira (11). O sistema conta com três bombas de sucção instaladas na estação elevatória, canal e comporta (EEC7), no final da Avenida Haroldo de Camargo.

A estrutura tem capacidade para sugar o correspondente a até seis caixas d’água de mil litros por segundo e o mecanismo foi projetado para trabalhar com armazenamento das águas pluviais em reservatório correspondente a três piscinas olímpicas.

Todo o volume de água será lançado de forma gradual no Rio dos Bugres, para desaguar no canal do Estuário. O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), disse que o sistema vai conter alagamentos, principalmente dos bairros Castelo e Areia Branca.



“Se o reservatório estiver todo cheio, com uma bomba ligada conseguiremos esvaziar tudo em 40 minutos. Com o uso de duas bombas, em 20 minutos não tem mais água e se usarmos as três juntas, ficará tudo vazio e não terá as enchentes. Será modulado de acordo com a necessidade, em função da chuva ou da maré”, disse ele.

O chefe do executivo disse que as bombas estão prontas para o funcionamento. “Como essa obra foi uma parceria entre governos, acredito que vamos inaugurar oficialmente com a presença das autoridades federais. Ainda vamos agendar”, explicou ele.

Na implantação das bombas foram investidos cerca de R$ 38,5 milhões, sendo R$ 22 milhões oriundos de empréstimo do FGTS (Programa Avançar Cidades), supervisionado pela Caixa Econômica Federal. O restante da aplicação foi contrapartida do orçamento municipal.

A EEC7 faz parte do programa de macrodrenagem Santos Novos Tempos (SNT), que prevê um conjunto de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias, com operação completa prevista para estar em atuação até 2028.

Teste de bomba de sucção de água foi realizado na Zona Noroeste em Santos — Foto: Luciana Moledas

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-21-vagas-de-emprego-neste sabado

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 21 vagas de emprego neste sábado

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas         20 vagas – Técnico de Enfermagem  Experiência: Não exigida Escolaridade: Ensino Médio Completo Obs: Ter curso técnico ou superior em Enfermagem e homecare 12/36 01 vaga – Cozinheira do serviço doméstico Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto Os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, munidos de Carteira de Trabalho física ou digital, documento oficial com foto (RG ou CNH) […]

today12 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%