G1 Mundo

‘Só estava tirando uma foto com a bandeira do meu estado’, diz voluntária sobre autoridades do Catar tomarem objeto por confundir com apoio a LGBTQIA+

today23 de novembro de 2022 24

Fundo
share close

“Eu só estava tirando uma foto com a bandeira do meu estado, só isso. No final das contas, foi tudo esclarecido. Foi uma situação chata, que deixou a gente assustada no momento, e aí a gente entrou novamente no estádio, procurou os nossos líderes, reportou para a Fifa toda a situação”, contou a administradora pernambucana no Instagram.

Segundo testemunhas, autoridades pegaram a bandeira, jogaram no chão e pisaram nela. A ação truculenta aconteceu após o arco-íris da bandeira pernambucana ser confundido com o arco-íris do movimento LGBTQIA+. O símbolo faz parte da bandeira do estado desde 1817 e representa a diversidade do povo unido por um ideal (saiba mais abaixo).

“Vieram vários árabes. Não sei dizer se eram da Arábia Saudita, se eram daqui do Catar, porque estava tudo misturado, uma confusão no momento. Eles vieram, começaram a gritar ‘no, no, no’. Cercaram a gente e aí pegaram a bandeira, que não era minha, levaram para longe correndo, pisotearam a bandeira. Eu saí correndo atrás da bandeira, peguei a bandeira de volta e aí um guarda veio na hora”, disse.

Brasileiros dizem que autoridades do Catar tomaram bandeira de Pernambuco após confundi-la com apoio a LGBTQIA+ — Foto: Reprodução



Segundo Eduarda Vasconcellos, os homens que pisotearam a bandeira chamaram um policial e disseram que o objeto era do movimento LGBTQIA+.

“O guarda, primeiro, apreendeu a bandeira. Depois que a gente explicou, mostrou no mapa a nossa cidade, explicou a nossa bandeira, disse que representava o nosso estado, que não era a bandeira LGBT, explicou por que a gente estava tirando a foto, aí eles compreenderam isso. Pediram desculpa”, disse a jovem.

Nesse momento, os guardas notaram que havia jornalistas filmando o ocorrido. Um deles era o pernambucano Victor Pereira, que teve o celular tomado, e foi obrigado a apagar as gravações para conseguir de volta o aparelho.

“Arrancaram o celular dele e só devolveram o celular fazendo com que ele apagasse o vídeo. Então, eles falaram assim: só devolve se apagar. Aí ele teve que mostrar o vídeo, apagar, ver que tinha apagado da galeria de apagados também para poder devolver o celular do jornalista. Uma situação absurda, o jornalista era credenciado, estava filmando tudo o que estava acontecendo ao redor do estádio, ele tinha essa permissão”, declarou a voluntária.

A brasileira Eduarda Vasconcellos falou sobre a confusão envolvendo a bandeira de Pernambuco na Copa do Mundo no Catar — Foto: Reprodução/Instagram

Eduarda contou, ainda, que o maior medo que tinha era de perder a credencial para continuar trabalhando na Copa do Mundo. Por causa disso, falou com a Fifa para explicar a situação. O g1 entrou em contato com a organização, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

“A Copa do Mundo é um sonho para mim. Estar aqui. Eu sempre tive o sonho de viver uma Copa do Mundo e meu maior medo do momento foi que tudo isso acabasse, principalmente por hoje ter sido o meu primeiro jogo. Quinta-feira tem jogo do Brasil, próximo jogo estarei lá trabalhando novamente, e agora é bola para frente, focar nas coisas boas, que ainda tem muita coisa boa para acontecer nessa Copa”, afirmou a voluntária.

Cores e símbolos da bandeira

Bandeira de Pernambuco — Foto: Reprodução

  • O arco-íris representa a diversidade do povo unido por um ideal.
  • O sol faz referência à força e à energia do estado.
  • A estrela representa Pernambuco em destaque entre os estados da federação.
  • A cruz vermelha simboliza a força da religião e da fé na justiça, além de estar relacionada ao primeiro nome do Brasil, chamado de Ilha da Vera Cruz.
  • O fundo branco faz referência à paz.
  • O azul simboliza a grandeza do céu do estado.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

espanha-x-costa-rica:-veja-os-memes-da-goleada-na-copa-do-mundo

G1 Mundo

Espanha x Costa Rica: veja os memes da goleada na Copa do Mundo

Europeus venceram por 7 a 0, na maior goleada da Copa do Catar até agora. Montagem memes Espanha goleia a Costa Rica — Foto: Reprodução/Twitter A Espanha goleou a Costa Rica na Copa do Mundo, nesta quarta-feira (23). Os europeus venceram por 7 a 0. O assunto virou meme nas redes sociais. Confira alguns a seguir. A seleção espanhola dominou todo o jogo, com poucas chances para a equipe da […]

today23 de novembro de 2022 146

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%