G1 Mundo

Sobe para 112 o número de mortos em incêndios florestais no Chile

today5 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

Centenas de casas ficaram destruídas pelas chamas, que se intensificaram na sexta-feira (2). Equipes continuam trabalhando no combate aos focos de incêndio.


Bandeira do Chile em meio aos restos de uma casa queimada em Viña del Mar, em 3 de fevereiro de 2024 — Foto: REUTERS/Sofia Yanjari



O presidente Gabriel Boric afirmou que o país enfrenta uma “tragédia de grande magnitude”. Este é o pior desastre natural do Chile desde 2010, quando um terremoto deixou cerca de 500 mortos.

Os incêndios florestais ganharam força no Chile na sexta-feira (2). As regiões de Viña del Mar e Valparaíso, que são destinos turísticos procurados, estão entre as áreas mais atingidas.

Os ventos fortes dificultaram o combate às chamas e pioraram a situação, fazendo com que o fogo se alastrasse e destruísse bairros inteiros.

“O vento estava terrível, o calor escaldante. Não houve trégua. As pessoas se dispersaram por toda parte”, disse Pedro Quezada, que teve a casa destruída na região de Valparaíso.

De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 14 mil casas foram danificadas pelos incêndios somente nas áreas de Viña del Mar e Quilpué.

Diante da situação de emergência, o governo resolveu implementar um toque de recolher a partir das 21h nas regiões mais atingidas. Além disso, militares foram convocados para ajudar os bombeiros no combate às chamas.

“Estamos juntos, todos nós, lutando contra a emergência. A prioridade é salvar vidas”, disse o presidente Boric.

O fogo ameaça regiões urbanas nas regiões central e sul do país

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-em-el-salvador:-nayib-bukele-lidera-com-folga-e-se-declara-presidente-reeleito

G1 Mundo

Eleições em El Salvador: Nayib Bukele lidera com folga e se declara presidente reeleito

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral de El Salvador, até pouco antes da meia-noite desta segunda-feira, 31% das urnas haviam sido apuradas. A Frente Farabundo Martí, de esquerda, estava em segundo lugar, com 7% dos votos. Em uma rede social, Bukele se declarou reeleito e disse que conseguiria 58 das 60 cadeiras da Assembleia Nacional. Mais tarde, em um discurso no Palácio Nacional, ele afirmou que o país tinha […]

today5 de fevereiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%