Chuvas em Recife causam estragos

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Homem observa destroços de uma casa que desabou durante um deslizamento de terra causado por fortes chuvas no Jardim Monte Verde em Recife



Pelo menos 44 pessoas morreram nesta semana em Pernambuco devido às fortes chuvas, segundo informações das autoridades divulgadas neste domingo (29/5).

Há previsão de mais chuvas para o Recife ao longo de toda a semana, mas não existe, por ora, novos alertas meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre sábado e domingo, o Recife esteve em alerta vermelho do Inmet — o que significa volume de precipitação alto (acima de 60mm por hora ou 100mm em 24 horas) e grande possibilidade de acidentes e riscos de vida.

A maior parte dos mortos foi confirmada nas últimos dois dias, quando as chuvas pioraram em Pernambuco. Em entrevista para a imprensa, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, disse que existem 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados. A Defesa Civil ainda não confirmou esses números.

O presidente Jair Bolsonaro disse em suas mídias sociais que vai visitar o Recife na segunda-feira (30/5).

No domingo, moradores e equipes profissionais de resgate faziam intensos trabalhos de buscas no Jardim Monte Verde, área limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes.

A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram nas últimas 24 horas precipitações acima de 100 milímetros.

As cidades de Itapissuma e Itaquitinga registraram mais chuva, das 6h da sexta até 6h do sábado, do que o total previsto para todo o mês de maio. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima e pelo menos outros 12 municípios registraram precipitações acima de 200 mm nas últimas 24 horas.

O governador Paulo Câmara antecipou a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros que iriam tomar posse a partir de 6 de junho, para reforçar o trabalho de socorro às vítimas das chuvas. O governador também solicitou o apoio do Comando Militar do Nordeste com efetivo, embarcações e aeronaves para o serviço de busca e salvamento.

Crédito, Sumaia Villela/Agência Brasil

“Mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar e da Assistência Social para o suporte aos municípios no atendimento às vítimas das chuvas. Estamos adiantando a nomeação dos novos soldados dos Bombeiros e também solicitei o apoio do Comando Militar do Nordeste”, afirmou o governador, em nota.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!