G1 Mundo

Sobe para 54 o número de mortos após explosão suicida em comício político no Paquistão

today31 de julho de 2023 7

share close

O governo prometeu buscar por responsáveis pelo incidente que feriu mais de 200 pessoas. A polícia acredita se tratar de uma célula local do grupo terrorista Estado Islâmico.

As vítimas participavam de um comício organizado pelo partido Jamiat Ulema Islam, liderado pelo clérigo linha-dura e político Fazlur Rehman.

Rehman não compareceu ao evento. Apoiador do governo talibã no Afeganistão, ele já foi alvo de ataques anteriormente em 2011 e 2014.



As vítimas do atentado foram enterradas em Bajur nesta segunda-feira (31).

Investigadores paquistaneses analisam tenda que foi alvo de explosão suicida em Bajur em 31 de julho de 2023 — Foto: Mohammad Sajjad/AP

Grupos islâmicos estão presentes em Bajur há muito tempo. O distrito era anteriormente uma base da Al Qaeda e um reduto do Talibã paquistanês ilegal, conhecido como Tehreek-e-Taliban Paquistão, ou TTP. O exército declarou o distrito livre do grupo em 2016, após uma série de ofensivas.

Shah disse que tais facções poderiam ter perpetrado o ataque para causar “confusão, instabilidade e inquietação antes das eleições”.

Espera-se que o primeiro-ministro Shehbaz Sharif dissolva o parlamento do Paquistão em agosto.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

O impacto do El Niño na produção global de alimentos

O fenômeno El Niño traz clima mais quente e seco para lugares como o Brasil, a Austrália e a Indonésia, aumentando o risco de incêndios florestais e secas. Já em outros países, como o Peru e o Equador, ele aumenta as chuvas, gerando enchentes. Os efeitos são descritos, às vezes, como uma prévia do “novo normal” frente às mudanças climáticas geradas pela atividade humana. E suas consequências sobre a produção agrícola — e, portanto, sobre o preço dos alimentos, em […]

today31 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%